MPES acompanha iniciativas e agendas com ministro de Direitos Humanos em Vitória

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) esteve presente em iniciativas e agendas voltadas para a infância e juventude e para os direitos humanos realizadas em Vitória, na segunda-feira (21/08). Os compromissos contaram com a presença do ministro de Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, que veio ao Espírito Santo para assinatura de um convênio com o Governo do Estado para aquisição de veículos para unidades socioeducativas, e para o lançamento do projeto Caravana dos Direitos Humanos, no Palácio Anchieta.

O secretário-geral do Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal, representou a procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, na solenidade, ao lado da dirigente do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAIJ), promotora de Justiça Valéria Barros Duarte de Morais, e da coordenadora do Núcleo de Proteção aos Direitos da Juventude (Neju), promotora de Justiça Renata Lordello Colnago.  

Clique aqui para ver as fotos.

Em discurso, o ministro Silvio Almeida abordou, entre outros temas, as condições do sistema prisional, pauta do 2º Encontro Ordinário do Grupo Nacional de Execução Penal (GNEP) do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público e da União (CNPG), realizado nos dias 16 e 17 na sede do MPES. O Grupo é presidido pela procuradora-geral do MPES, Luciana Andrade.

“Não se enganem: O que acontece no sistema prisional chega para o restante da sociedade. Um crime organizado forte existe por conta da situação criada no sistema carcerário no Brasil. Então, se queremos, de fato, uma sociedade mais segura, se queremos combater o crime organizado, se queremos pacificar os territórios, precisamos necessariamente olhar para o que acontece no sistema prisional brasileiro. Isso, para nós, é algo incontornável, para quem trabalha com direitos humanos”, destacou.

Na sequência, Almeida participou de reunião com atores institucionais na Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES), ao lado do subprocurador-geral de Justiça Judicial, Josemar Moreira, que representou o MPES no debate sobre a atuação conjunta das instituições capixabas nas pautas de direitos humanos e cidadania.

Visita
Pela manhã, o roteiro da comitiva do ministro começou com uma visita ao Centro de Referência das Juventudes (CRJ) do Território do Bem, em Itararé. A visita foi acompanhada pelas promotoras de Justiça Valéria Barros Duarte de Morais e Renata Lordello Colnago. Segundo Almeida, o modelo deve ser compartilhado com os demais Estados do Brasil.