MPES participa de assinatura de doação de terreno para Cesan e acompanha metas do TCA em visita à Ar

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente (Caoa), participou nesta segunda (23/08) da assinatura do termo de doação de um terreno da ArcelorMittal para Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

Os promotores de Justiça Marcelo Lemos Vieira, dirigente do Caoa, e Francisco Martínez Berdeal, secretário-geral do Gabinete da PGJ, representaram a instituição no evento, que formalizou o acordo, no Centro de Educação Ambiental da ArcelorMittal Tubarão.

“Essa questão, que agora estão chamando de reciclagem da água, no nosso caso, Espírito Santo, não temos como abrir mão, é uma necessidade. O que estamos assistindo aqui hoje é uma realidade e algo que teremos que fazer mais vezes, reutilizar a água. Esse é um primeiro grande passo”, destacou o promotor de Justiça Marcelo Lemos Vieira.

Além do dirigente do Caoa, o termo foi assinado pelo governador do Estado, Renato Casagrande; pelo diretor-presidente da Cesan, Munir Abud; pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, e pelo CEO de ArcelorMittal Aços Planos América Latina, Jorge Oliveira.

Clique aqui e veja as fotos 

A área doada, 11.000 m² no bairro São Geraldo, na Serra, vai abrigar a estação de tratamento do esgoto sanitário e destinar água de reúso para utilização industrial. Um outro terreno de 10.340m² também já está disponível para ser doado, caso a Cesan sinalize necessidade de expandir a estação.

Compromisso com o meio ambiente
Além de celebrar a doação, o MPES também acompanhou como está o cumprimento das metas previstas Termo de Compromisso Ambiental (TCA) firmado com a ArcelorMittal. A comitiva presente visitou as instalações da empresa, que apresentou novas entregas do TCA, com modernizações na indústria que visam minimizar o impacto ambiental com novas tecnologias, como extensão da wind fence (barreira contra o vento), aspersores no carvão e estruturas reformadas.