Segurança na internet é pauta de evento para membros e servidores do MPES

Segurança digital, criptografia e cuidados básicos na internet foram alguns dos assuntos abordados com as(os) membras(os), servidoras(es), estagiárias(os) e demais colaboradoras(es) do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) durante o evento “Segurança Institucional: Responsabilidade de Todos” nesta segunda-feira (28/08). A agenda, realizada no auditório da Procuradoria-geral de Justiça, com transmissão ao vivo pelo Teams, faz parte da campanha “MP + Seguro”, promovida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e desenvolvida internamente pela Assessoria de Segurança Institucional e Inteligência (ASI).

O evento contou com a abertura do promotor de Justiça Sérgio Andrade Werner, coordenador da ASI, que deu as boas-vindas a todos, e da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, que destacou alguns dados sobre segurança digital e a importância dos cuidados com o assunto. “A ideia de hoje é compartilhar o cenário cibernético para que a gente tome cuidado e se proteja, e, também, receba algumas dicas e soluções. Assim como a gente faz quando acorda pela manhã e escova os dentes, devemos adotar ações protocolares de segurança em nossa rotina do dia a dia, o que é necessário e imprescindível”, explicou ela.

Além deles, compuseram a mesa de honra o subprocurador-geral de Justiça Judicial, Josemar Moreira, o subprocurador-geral de Justiça Institucional, Alexandre José Guimarães, e o presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), promotor de Justiça Leonardo Augusto Cezar dos Santos.

Clique aqui e veja todas as fotos 

Na sequência, o público conferiu a palestra “Segurança no ambiente digital: cuidados básicos na vida pessoal, no ambiente corporativo e nas investigações institucionais”, ministrada pelo cofundador e diretor executivo da Harpia Tecnologia, Filipe Rocha Martins Soares. Ele é mestre em “Jurisdição internacional no espaço cibernético” pelo UniCEUB e também foi oficial de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) entre 2009 e 2019.

Segundo ele, o primeiro passo para aumentar nossa segurança é fazer uma “autoanálise” de riscos, como, por exemplo, questionar-se qual interesse alguém teria pelas nossas informações. E como esse indivíduo poderia acessar nossos dados. A partir daí, as diretrizes básicas para se proteger são:
1. Use senhas complexas, com variação de letras, números e caracteres especiais;
2. Não repita sua senha entre diferentes serviços e plataformas;
3. Troque suas senhas de forma periódica, aproximadamente a cada três meses;
4. Sempre que disponível, habilite a autenticação de duplo fator.

Homenagem
Na ocasião, também houve um momento de homenagem a dois militares que atuaram na Assessoria Militar do MPES: o ex-assessor militar tenente-coronel Celso Luiz Ferrari, que foi promovido a coronel, e o capitão Jaime Gonçalves Schwartz, promovido a major, da chefia do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES.

Com as promoções, eles concluem suas passagens pelo MPES e ambos receberam um certificado pela relevante colaboração à instituição, sempre norteada pelo interesse público e em prol da sociedade capixaba. Assumem as novas funções, respectivamente, o tenente-coronel Márcio Vieira Holanda e a capitã Edneia Vieira Serrano.