MPES assina documento pelos direitos humanos com ministra Rosa Weber

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, esteve presente em mais uma agenda ministerial, desta vez com a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber, nesta sexta-feira (01/09), em Vitória. A instituição assinou um protocolo de intenções, com outros órgãos do Estado, para colaborar com as medidas do Pacto Nacional do Judiciário pelos Direitos Humanos, assinado pela presidente do STF, pelo governador Renato Casagrande e pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJES).

O documento prevê a adoção de uma série de providências voltadas para a concretização dos direitos humanos no sistema de Justiça, como combater a discriminação e prezar pelas condições das unidades socioeducativas do Espírito Santo.

Também estiveram na agenda, pelo MPES, o secretário-geral, promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal, o diretor-geral, promotor de Justiça Lidson Fausto da Silva, e as promotoras de Justiça da Infância e Juventude Renata Lordello Colnago e Valéria Barros Duarte de Morais.

Além da visita institucional ao TJES, a agenda com a magistrada passou também por um encontro no Palácio Anchieta, onde recebeu uma homenagem do governador Casagrande e, ainda, presenteou a PGJ com um exemplar da Constituição Federal, assim como as demais autoridades presentes.

Clique aqui para ver as fotos.

A ministra, que completa 75 anos em 2 de outubro e vai se aposentar até o fim deste mês, agradeceu a recepção que encontrou no ES. “Encerrar o meu ciclo no STF, nesta reta final, com uma visita a Vitória, me traz enorme alegria e satisfação. Ver esse enorme esforço, que de fato me sensibiliza, para a superação de dificuldades, que nós sabemos que existem, mas que já traz visível progresso. E deve ser orgulho de todos que aqui estão.”

Rosa Weber também fez uma visita à Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), em Cariacica, com uma comitiva do Poder Judiciário capixaba. Ela conversou com internos e conferiu as instalações do espaço.