MPES media diálogo entre órgãos públicos para planejamento do “Vital”
04/09/2023Nesta sexta-feira (01), o Ministério Público do Estado do Espírito Santo participou de uma reunião com diversos órgãos públicos para falar sobre detalhes do planejamento do evento “Vital”. O diálogo aconteceu na Promotoria de Justiça Cível de Vitória e teve como ponto focal o promotor de Justiça e Dirigente do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do, Dr. Marcelo Lemos Vieira.
O objetivo do encontro foi reunir representantes de diversos órgãos públicos para falar sobre a organização do evento que acontece no Sambão do Povo nos próximos dias 15 e 16 e que tem expectativa de receber milhares de pessoas. Eventos como esse são importantes não apenas para o lazer da sociedade, mas também para movimentar a economia da cidade, aumentar o turismo e valorizar o município como um todo. Porém, é preciso que seja resguardada a mobilidade urbana, a segurança, o recolhimento de resíduos e a proteção ao meio ambiente.
Durante a conversa, representantes da segurança pública afirmaram que o policiamento no entorno e no local do evento serão reforçados, incluindo equipes especializadas, cavalaria, agentes de trâncito e batalhão de cães. Organizadores do evento compartilharam medidas que estão sendo feitas para reforçar a segurança, a parceria com Associações de Catadores de Lixo de Vitória durante o evento e a escolha de um ponto de apoio físico para centralizar equipes dedicadas que podem dar suporte em qualquer necessidade.
Foram convidados para a reunião os seguintes órgãos: Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMAM; Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação – SEDEC; Secretaria Municipal de Segurança Urbana – SEMSU; Polícia Militar do Estado do Espírito Santo – PMES; Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo – CBMES; empresários organizadores do evento “Vital”; Procuradoria Geral do Município – PGM; Delegacia Especializada de Costumes e Diversões – DECODI; Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana – SETRAN; Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e Patrimônio Cultural – DPMAPC.
O Ministério Público reforça o seu papel de facilitador para ampliar o diálogo entre instituições e organizadores, para que eventos de grandes magnitudes aconteçam da melhor maneira possível: com alegria e lazer, mas garantindo o cuidado com o urbanismo e o meio ambiente.