CACC apresenta estratégias para fortalecer defesa dos direitos da pessoa idosa
06/09/2023O Centro de Apoio Cível e de Defesa da Cidadania (CACC) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) apresentou, na segunda-feira (4/9), o trabalho realizado junto às Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPIs), em reunião realizada pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI), com participação da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso (DEPI). Na ocasião, a dirigente do CACC, promotora de Justiça Elaine Costa de Lima, e a psicóloga e servidora do MPES Camila Lenhaus Detoni detalharam as ações e projetos desenvolvidos pelo Centro de Apoio junto às instituições de abrigamento.
As instituições presentes à reunião também dialogaram sobre a importância da articulação entre os equipamentos presentes para uma atuação mais assertiva, além da realização de um seminário. Nesse viés, a Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso (DEPI) propôs a realização do “I Seminário da Rede Estadual de Proteção à Pessoa Idosa”. A ideia é ofertar um espaço para que todos os componentes da Rede de Proteção à pessoa idosa possam falar sobre suas especificidades, atuação e dificuldades e, assim, promover a articulação dos equipamentos, bem como elaboração de propostas para uma atuação integrada e efetiva.
Além da dirigente e da servidora do CACC, participaram da reunião a presidente e a vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI), Marta Nunes do Nascimento e Augusta Isabel Scardua, respectivamente. Pela Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso (DEPI), local onde a reunião foi realizada, estiveram presentes a delegada Milena Girelli, a investigadora Maraney Lopes e a escrivã Eliza Faie.