Municípios vão assinar parceria com o MPES para acolhimento das vítimas de violência
13/09/2023O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência (NAVV), vai oficializar, nesta quinta-feira (14/09), às 14 horas, a parceria com as equipes técnicas de nove municípios do Estado, para a criação de uma rede de acolhimento psicossocial às vítimas de violência. Na ocasião, será realizada a assinatura do Termo de Cooperação com esses municípios e o MPES/NAVV. A solenidade será realizada no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça e contará contará, também com a adesão do MPES ao Movimento Nacional de Defesa dos Direitos das Vítimas do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
O objetivo é firmar cooperações e o fortalecimento com as redes municipais para desenvolver políticas públicas que assegurem direitos às vítimas de violência oferecendo garantias, como, amparos médicos, psicológico e social. Também visa medidas de acolhimento a vítima e implementação de seus direitos.
Todos os demais municípios do Estado serão visitados e convidados a participar desta rede de atendimento e proteção às vítimas. Este é o primeiro evento de outros que serão realizados, conforme informou a dirigente do Núcleo, a procuradora de Justiça Márcia Jacobsen.
Estarão presentes ao evento a procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade; a coordenadora do NAVV, procuradora Márcia Jacobsen, a equipe técnica do Núcleo, membros e servidores do MPES, a representante da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Jessica Leal e Silva Macêdo, além de diversas autoridades e representantes dos municípios. Durante o evento serão entregues dois veículos, adquiridos por meio do Convênio SENAPPEN Plataforma + Brasil, que ficarão à disposição do NAVV para deslocamento dos profissionais do Núcleo no auxílio de casos e, principalmente, para acompanhar e capacitar equipes técnicas do interior do Estado.
A capacitação
Em agosto, foi realizada uma capacitação para as equipes técnicas municipais de saúde (psicólogos, terapeutas, fisioterapeutas, enfermeiros, entre outros profissionais) da Grande Vitória, a respeito da importância da rede de acolhimento psicossocial à vítima de violência, no auditório do MPES. Os presentes assistiram a palestra “Direitos das Vítimas”, ministrada pela psicóloga clínica e hospitalar Daniela Reis e Silva, mestre e doutora em Psicologia Clínica (PUC/SP) e especialista em Intervenção Sistêmica com Famílias e em Medicina Psicossomática. Os demais municípios também passarão por capacitação semelhante.
Serviço
Programa: Assinatura do Termo de Cooperação entre municípios e o MPES/NAVV
Data: 14/09
Horário: 14 horas
Local: Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça