Secretário-Geral do MPES destaca importância da transparência para desenvolvimento dos municípios

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) esteve presente ao lançamento do Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2023, organizado pela ONG Transparência Capixaba, na terça-feira (12/09). Em discurso no evento, o secretário-geral do Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal, destacou a importância da transparência para o desenvolvimento dos municípios. Ressaltou também a atuação ministerial nesse sentido, com iniciativas que estimulam o aprimoramento da transparência nos municípios e nas câmaras municipais. 

“A transparência é fundamental para a reputação de qualquer organização e o Ministério Público não fica atrás, pois também somos avaliados. É fundamental que o município enxergue que a sua reputação e o desenvolvimento da cidadania de seus munícipes depende da transparência”, salientou Francisco Martínez Berdeal, que é gestor do Portal da Transparência do MPES e coordenador e encarregado da Proteção de Dados Pessoais (Data Protection Officer – DPO) da instituição. 

O Portal da Transparência do MPES está entre os mais bem avaliados do país nos rankings do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES).  Nesse viés, o secretário-geral do MPES destacou também a parceria com os municípios para o aprimoramento das gestões. “Tenham no Ministério Público um parceiro estratégico, pois os promotores de Justiça estimulam o aprimoramento da transparência nos municípios e nas câmaras municipais”, acrescentou. 

A promotora de Justiça cível da Serra Maria Clara Mendonça Perim também esteve presente ao evento, que contou com a presença de prefeitos e de representantes do governo do Estado, do setor produtivo e da sociedade civil organizada. 

A ONG Transparência Capixaba elaborou o “Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2022”, no qual foram avaliados os 78 municípios do Espírito Santo, com o intuito de estimular a transparência, a participação cidadã, a abertura de dados, a transformação digital, o acesso à informação e o combate à corrupção nos municípios capixabas. O ranking foi produzido com a metodologia e apoio da Transparência Internacional e apoio da ONG Espírito Santo em ação. Durante o encontro, os dados foram apresentados pela diretora-executiva da Transparência Capixaba, Adila Damiani. 

Veja as fotos do evento

Veja o Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2023