MPES acompanha caso de cachorro que foi morto por policial militar de Minas Gerais
16/09/2023O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da coordenadora da Coordenadoria de Proteção e Defesa da Fauna, procuradora de Justiça Edwiges Dias, e por meio do subcoordenador, promotor de Justiça Bruno Araújo Guimarães, está acompanhando o caso do cachorro da raça Golden que foi morto em Guarapari por um policial militar da reserva de Minas Gerais, no sábado (09/09). O MPES segue em contato com organizações de promotores de animais que prestam auxílio à dona do animal e avalia as medidas cíveis e criminais que poderão ser tomadas em relação aos fatos.
Após disparar no cachorro, o militar foi autuado em flagrante por maus-tratos aos animais e foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Guarapari. No domingo, ele passou por audiência de custódia e foi liberado sem fiança. Foi determinado que o militar cumpra medidas cautelares.
A Coordenadoria de Proteção e Defesa da Fauna foi criada pelo MPES para dar efetividade à proteção da fauna e atuar em apoio às promotoras e promotores de Justiça, na proteção constitucional dos animais e de forma a proporcionar políticas públicas eficientes na defesa e proteção dos animais, além de buscar as melhores soluções que atendam aos interesses da sociedade.