MPES defende segurança nas escolas em fórum nacional sobre o tema

O Espírito Santo recebeu, na quinta e sexta-feira (28 e 29/09), a primeira edição do Fórum Nacional de Segurança Escolar, reunindo integrantes de diversas instituições de 17 Estados do Brasil. O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), um dos órgãos com atribuição na área da educação, foi representado pela procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, que defendeu a união de esforços em prol de um ambiente escolar mais seguro.

“A segurança pública é um dever do Estado, mas ela ocorre, necessariamente, para conter ou para reprimir, quando outras esferas não deram conta do recado. Esse não é um problema só do Estado, é um problema da família, da sociedade, e de todas as outras instituições nela inseridas. Não se faz segurança pública sem Ministério Público e sem a cooperação de todos os envolvidos”, ressaltou.

Também participaram da abertura do evento, pelo MPES, a procuradora de Justiça Maria Cristina Rocha Pimentel, dirigente do Centro de Apoio de Implementação das Políticas de Educação (Caope), e as promotoras de Justiça Moema Ferreira Giuberti e Viviane Barros Partelli Pioto, assessora jurídica do Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça.

Sobre o Fórum
O evento reuniu gestores e operadores das áreas de educação e segurança pública de todo o Brasil, com o objetivo de discutir e fomentar ações e políticas que promovam ambientes educacionais seguros em todo o país. A programação contou com painéis para debater as experiências e ações do Espírito Santo e de outros estados.

O encontro foi promovido pelo Governo do Estado, com organização das Secretarias da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e da Educação (Sedu), em conjunto com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), e conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e patrocínio da Vale.

Veja as fotos do evento