MPES amplia diálogo sobre meio ambiente com projeto itinerante “Caoa com Você”

Com o objetivo de se aproximar ainda mais da sociedade capixaba, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) lançou o projeto “Com Você”. A estreia, realizada na terça-feira (31/10), foi com a edição do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente (Caoa), o “Caoa com Você”. O município de Linhares, no Norte capixaba, foi o primeiro a receber o evento, que vai ocorrer em outras cidades.

A iniciativa faz parte de uma nova proposta do MPES de estar cada vez mais próximo da população capixaba, em todo o Estado. Por meio de reuniões dos centros da instituição, a ideia do Projeto “Centros de Apoio com Você” é estreitar o relacionamento institucional com a sociedade para resolução de demandas e desafios relacionados a pautas pertinentes ao MPES, como meio ambiente, infância e juventude, defesa comunitária, entre outras.

Nesta primeira edição, o CAOA compartilhou o trabalho que vem desenvolvendo nos últimos anos, com atenção especial aos recursos hídricos, com o seminário “A Importância da Implementação da Cobrança Pelo Uso dos Recursos Hídricos no Espírito Santo”.

Na abertura do evento, a procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, falou da importância dessa aproximação com os membros e servidores que atuam na atividade finalística da instituição no interior do Estado, atendendo à população.

“As demandas do cidadão capixaba, de Apiacá a Mucurici, merecem a mesma atenção, a mesma qualidade e a mesma eficiência que os colegas da Região Metropolitana podem oferecer. É uma responsabilidade muito grande. A ideia de trazer os Centros de Apoio e a administração superior para as Promotorias de Justiça é ouvir as ‘dores’ dos colegas, apresentar o que temos de novidades e encontrar soluções conjuntas”, pontuou.

Na sequência, o promotor de Justiça Marcelo Lemos, dirigente do Caoa, e parte da equipe técnica do Centro de Apoio apresentaram avanços alcançados e os próximos passos nas questões trabalhadas. Uma delas foi o atual Plano de Atuação (PA) da Coordenadoria Regional da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, coordenada pela promotora de Justiça do Meio Ambiente de Colatina, Bruna Legora de Paula Fernades.

“A importância do ‘Caoa com Você’ é trazer as novidades que a gente vem implementando ao longo dos anos, em recursos humanos, com a implementação das coordenadorias, a criação do parque tecnológico do Observatório e, acima de tudo, trazer ambiência. O mais importante é estar com os colegas para que todos tenham a dimensão da nova era da proteção ambiental no Espírito Santo”, destacou Marcelo Lemos.

Estiveram presentes no evento, na Promotoria de Justiça de Linhares, representantes das secretarias municipal e estadual do Meio Ambiente, da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e da Polícia Militar Ambiental, entre outros órgãos de interesse no tema.

Pelo MPES, também participaram os promotores de Justiça Francisco Martínez Berdeal, secretário-geral do Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ); Danilo Raposo Lírio, chefe de Apoio ao Gabinete PGJ; e Helder Magevski de Amorim, subcoordenador da Bacia Hidrográfica do Rio Doce; e a assessora do Gabinete PGJ, promotora de Justiça Claudia Garcia, entre outros membros.