Dirigente do Centro de Meio Ambiente destaca importância da recuperação da restinga na Praia de Camburi

O dirigente Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoa) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), promotor de Justiça Marcelo Lemos Vieira, representou a instituição no lançamento do livro “Vitória da Restinga”, no dia 9/11, no Parque Botânico da Vale, com uma mostra sobre o projeto. Na ocasião, o dirigente do Caoa salientou a importância desta vegetação para o ecossistema litorâneo do município e falou das ações do Ministério Público estadual nesse tema.

O promotor de Justiça assinalou que, após o Termo de Compromisso Ambiental (TCA) firmado pelo MPES com a Vale, a Prefeitura de Vitória (PMV) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), em 2017, um grande diferencial para o resultado positivo foi a mobilização e a união de esforços em relação ao assunto.

“Essa é uma construção de muitos anos, para podermos recuperar toda essa área. E não é só a restinga em si, mas tudo que envolve este ecossistema, que tem uma representatividade de reiteração do verde”, destacou. Acrescentou que eventos como o lançamento do livro podem auxiliar numa mudança de comportamento social, fazendo com que a sociedade esteja mais conectada com a defesa do meio ambiente.

O livro “Vitória da Restinga” trata da conservação da restinga e traz detalhes desse ecossistema, especialmente na Praia de Camburi, em Vitória, que foi recuperado por meio do TCA firmado a partir da atuação do MPES, em 2017. Além de textos informativos, a obra conta com registros do fotógrafo de natureza Leonardo Merçon, fundador do Instituto Últimos Refúgios.

Veja mais informações sobre o projeto em www.ultimosrefugios.org.br.

Veja as fotos da solenidade: