MPES participa da 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid), participou nesta segunda-feira (20/11), da abertura da 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. O evento aconteceu no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

Veja as fotos da 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa.

Representando a instituição, a coordenadora do Nevid, promotora de Justiça Cristiane Esteves, participou da mesa de honra e destacou a colaboração interinstitucional para atuar no combate à violência doméstica.

“O nosso desafio é do tamanho dos números alarmantes que temos aqui no Estado. Já melhoramos, mas ainda temos muito espaço pra caminhar. Por isso, é tão importante estar aqui, nessa união das instituições por esse tema tão urgente”, pontuou.

Presidindo a mesa, o presidente do TJES, desembargador Fabio Clem de Oliveira, agradeceu a presença de todos e o engajamentos das instituições. “Cabe a nós educar nossos filhos e netos para que eles não perpetuem o cenário que vemos hoje”.

O supervisor das Varas de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, desembargador Fernando Zardini Antônio, e a coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência, juíza Hermínia Maria Silva Azoury, entre outras autoridades, também participaram da agenda.

Pelo MPES, marcaram presença ainda a responsável pelo subnúcleo V do Nevid, promotora de Justiça Gabriella Candido Cardoso, e a promotora de Justiça Joana D’arc Calmon Tristão Guzansky, que atua junto à matéria em Vila Velha.

Palestra
O encontro contou com a palestra “Acesso à justiça e violência familiar contra as mulheres: perspectivas do Brasil e da França”, com a participação do magistrado francês de Ligação da Embaixada da França, Alain Zakrajsek, e da juíza auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luciana Lopes Rocha.