Saúde e Educação: MPES realiza CAOs com Você na Microrregião Nordeste
22/11/2023Para estar ainda mais próximo dos cidadãos capixabas, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) realizou um novo encontro do seu projeto “CAOs com Você”. O evento ocorreu na Promotoria de Justiça de São Mateus, com a participação dos Centros de Apoio Operacionais da Infância e Juventude (CAIJ), de Implementação das Políticas de Saúde (CAOPS), e de Implementação das Políticas de Educação (CAOPS).
A reunião contempla a Microrregião Nordeste do Estado, que consiste nos municípios de Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo e São Mateus. Entre prefeitos e secretários municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, o encontro contou com representantes de todas as cidades.
Durante a abertura, a procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, destacou o objetivo da iniciativa e sua importância. “Essa proposta, que não vem de hoje, é para dar mais capilaridade ao que esses centros de apoio – que são unidades de inteligência, com estrutura de servidores, de informações -, vem fazendo ao longo dos anos. São colegas imbuídos do propósito de auxiliar e assessorar os promotores na ponta e, ainda, acumulando suas funções, por conta da suas próprias experiências nas matérias.”
No âmbito da saúde, seguindo a apresentação realizada pela dirigente do CAOPS, promotora de Justiça Inês Thomé Poldi Taddei, foram abordados os temas vacinação, rede materno infantil, saúde mental, atenção básica e urgência e emergência. “Nesses encontros, temos um número menor de municípios, que se assemelham nas dificuldades, e tornam a interlocução com o MPES mais prática, mais ágil e mais assertiva para encontrar soluções conjuntas”, pontuou.
A promotora de Justiça e dirigente do CAOPE, Maria Cristina Rocha Pimentel, representando também o CAIJ, trouxe para o debate alguns dos assuntos no escopo do centro: visitas técnicas para verificar a qualidade de ensino, distribuição de informações e materiais de apoio, educação especial, segurança contra incêndio e pânico e lista de espera nas escolas.
Também compuseram a mesa de honra o promotor de Justiça coordenador da Promotoria de São Mateus, Marcio Augusto Gonçalves Cardoso; a prefeita de Boa Esperança, Fernanda Milanese; o prefeito de Pedro Canário, Bruno Teófilo Araújo; e o superintendente regional de Saúde do Norte do Estado, Edilson Monteiro.