MPES debate desafios da segurança pública no país, no Encontro Nacional do Ministério Público no Sistema Prisional
30/11/2023O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) esteve presente no Encontro Nacional do Ministério Público no Sistema Prisional, realizado pela Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), nos dias 29 e 30 de novembro, em Brasília.
A Procuradora-Geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade; o Coordenador do Grupo Nacional de Execução Penal (GNEP), Procurador de Justiça Cézar Augusto Ramaldes; e o Procurador de Justiça Emmanoel Arcanjo de Souza Gagno participaram do encontro.
Também estiveram presentes, representando a instituição, o Secretário-Geral do Gabinete PGJ, Promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal; o coordenador do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NCAP), Promotor de Justiça Sérgio Alves Pereira; as Promotoras de Justiça Viviane Barros Partelli Pioto, Paula Fernanda Almeida de Pasolini e Lauanda Abdala Brandão da Costa; e o Promotor de Justiça Jeferson Ribeiro Gonzaga.
O Promotor de Justiça do MPES Rodrigo Monteiro foi outro que também esteve presente e participou do painel com o tema “Controle Externo das Guardas Municipais”. Na sua palestra, que ocorreu na programação de quinta-feira (30/11), Rodrigo Monteiro abordou a necessidade de o Ministério Público formalizar mecanismos de controle externo das Guardas Municipais.
O encontro teve como objetivo induzir e disseminar práticas para o aprimoramento da segurança pública e do sistema prisional, capazes de contribuir para a transformação do ambiente carcerário e para a redução da criminalidade e da violência no Brasil.
Programação
O evento foi conduzido pela presidente do CNMP, Elizeta Ramos, e pelo conselheiro do CNMP e presidente da CSP, Jaime de Cássio Miranda.
Durante os dois dias de programação, membras e membros, especialistas e autoridades debateram os desafios da segurança pública no país.
No primeiro dia de evento, destacando a importância da união e do reconhecimento das boas práticas, Jaime Miranda anunciou o lançamento da Revista do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública – 2023. Com 13 artigos, a revista, disponível em versão física e eletrônica, visa promover o compartilhamento científico entre Ministério Público, agentes dos Sistemas de Justiça e de Segurança Pública, e especialistas na área.
No encerramento, o encontro contou com espaço para o reconhecimento das boas práticas, com a solenidade de entrega dos troféus e certificados do Banco de Boas Práticas da CSP, uma iniciativa que destaca os esforços inovadores e eficazes na área.
- Com informações do CNMP