NAVV promove seminário em conjunto com representantes da Secretaria de Saúde do Governo Estadual e do Governo Federal

O Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência (NAVV) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), realizou, na quinta-feira (29/11), o seminário “A Importância do Gestor Municipal para o Enfrentamento da Violência: Possibilidades e Dificuldades”. O encontro, foi realizado de forma presencial, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória.

Veja as fotos do evento.

O seminário teve o objetivo de promover o diálogo entre o Ministério da Saúde, o Ministério Público e os gestores de saúde municipais e estaduais do Espírito Santo. Durante o evento, foram discutidas estratégias para enfrentar a violência e ampliar a oferta de cuidados às pessoas em situação de violência, com a divulgação de avanços e reflexões sobre as propostas para superar os desafios.

Ao abrir o evento, a coordenadora do NAVV, Procuradora de Justiça Márcia Jacobsen, agradeceu a presença de todas e todos e ressaltou a importância do diálogo entre as instituições para garantir um melhor atendimento às cidadãs e cidadãos em situação de vulnerabilidade.

Palestras

Após o momento de abertura, foi realizada a palestra da Analista em Gestão de Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/SUS) e Especialista em Violência contra Criança e Adolescente e em Saúde do Trabalhador, Edleusa Gomes Ferreira Cupertino, que abordou o tema “Diagnóstico sobre vigilância de acidentes e violência”.

Em seguida, a consultora de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Cheila Marina de Lima; e a Assessora Técnica da Coordenação de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente CACRIAD/CGACI/DGCI/SAPS/MS, Camila Alves Bahia, apresentaram palestra com o tema “A importância da gestão do SUS no enfrentamento da violência para a construção de uma sociedade mais justa”.

Fechando o ciclo de palestras, a coordenadora do NAVV, Procuradora de Justiça Márcia Jacobsen, abordou o tema “Acordo de Cooperação do MPES com os Município”. Após as apresentações, o evento contou com um momento de debates entre os participantes.

Realização

O seminário foi realizado por meio de uma parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), a Escola Nacional do Ministério Público (ENAMP) e o Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP).