Ministério Público do Espírito Santo participa pela primeira vez da COP28, em Dubai
01/12/2023O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) participará da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-28), realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, entre os dias 30 de novembro e 12 e dezembro. O dirigente do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOA), Promotor de Justiça do MPES Marcelo Lemos Vieira representará a instituição e terá fala no evento. É a primeira vez que um representante da instituição participa da Conferência com momento de fala.
No domingo, dia 03/12, Marcelo Lemos Vieira será um dos painelistas no painel “Mudanças Climáticas: o papel do governo, das instituições e do setor produtivo”, das 17h às 18h30, no horário de Dubai (das 23h à 0h30 no horário de Brasília). O promotor de Justiça participa da COP28 do dia 30 de novembro ao dia 4 de dezembro.
Os temas abordados pelo dirigente do CAOA serão: o MPES como palco para a construção do diálogo: consensualidade climática; o Ministério Público como órgão fiscalizador, mas também como um ator que dialoga com os diversos segmentos em busca de uma solução em prol do Estado e da sociedade; e exemplos de como os termos de compromisso vêm sendo construídos junto a diferentes empresas.
Também estarão nesse painel o governador Renato Casagrande, a presidente da Findes e diretora financeira da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Cris Samorini; a head global de Relações Corporativas da Suzano, Mariana Lisbôa; o prefeito de Pancas e vice-presidente da Amunes, Sidiclei de Andrade; e o representante do Comitê Gestor do Instituto de Estudos Climáticos do Espírito Santo (IEC-ES), Neyval Costa Reis Junior.
Abrampa
O representante do MPES participa do COP28 também como diretor Sudeste da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa).
Marcelo Lemos Vieira destacou que a participação do Ministério Público do Espírito Santo na COP28 só se tornou possível em razão do olhar e da sensibilidade apurada da administração superior da instituição com a área ambiental.
O dirigente do CAOA salientou também que presença do MPES tem relação direta com a atuação institucional tendo em vista que as mudanças climáticas estão atingindo principalmente as populações mais vulneráveis, e os debates e decisões auxiliarão nas decisões do Ministério Público face aos novos desafios e pautas ambientais