GETEP conclui formação teórico-vivencial de 17 Facilitadores de Círculos de Diálogo em Linhares

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (GETEP), a partir do Projeto Justiça Restaurativa, formou a terceira turma de facilitadores de círculos de diálogos para atuarem no sistema prisional junto a internos. A formação ocorreu no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Linhares, do dia 27 a 29 de novembro, e contou com a coordenação do integrante do GETEP, promotor de Justiça Itamar de Ávila Ramos e atuação dos instrutores e servidores do MPES, Vanderlei Cristo Mendonça e Michele Darós Coelho.

O curso foi realizado em parceria com o Conselho da Comunidade de Linhares, o Conselho Interativo de Segurança de Linhares e diversas lideranças religiosas, incluindo quatro pastores. No total foram 17 voluntários que farão o estágio no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL), Penitenciária Regional de Linhares (PRL), Casa de Custódia de Vila Velha (CASCUVV) e Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), e depois poderão integrar o banco de voluntários de Justiça Restaurativa do GETEP/MPES.

A iniciativa parte da perspectiva de que o sistema prisional é local de grande tensão e que os internos, apesar do tempo disponível para reflexão, pouco pensam sobre o futuro, se pensam, não o planejam adequadamente visando sua reinserção plena na sociedade.

Dessa forma, o GETEP planejou quatro círculos de diálogo para serem desenvolvidos junto a cada turma de doze internos. Em cada círculo, os internos são levados a refletir sobre chances perdidas com a prisão, expectativas no pós-prisão e melhorias comportamentais para o aproveitamento dessas oportunidades.

Discute-se ainda, estigmatização por cor e condição de egresso, além da expectativa de vida — já que a maioria possui entre 20 e 40 anos —, oportunidade de trabalho, entre outros assuntos que permitem aos facilitadores e internos estabelecer diálogos sinceros, profundos e respeitosos.

Veja as fotos