Com atuação do MPES, foragido do sistema prisional de Minas Gerais é preso no Espírito Santo
19/12/2023O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo de Inteligência (NIG) do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (GETEP), atuou para a prisão, no sábado (16/12), de Gian Luis Alves, foragido do sistema prisional do Estado de Minas Gerais. A ação foi realizada em parceria com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Governador Valadares, e com o Serviço de Inteligência da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).
O acusado foragiu da unidade prisional no dia 3 de outubro 2023. Na ocasião, ele cumpria o regime semiaberto e tinha obtido o benefício de trabalho externo em empresa conveniada com a Secretaria de Estado da Justiça de Minas Gerais. Contudo, em razão da fuga, a Justiça determinou a regressão de regime semiaberto para o regime fechado. O mandado de prisão foi expedido pelo juízo da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Governador Valadares.
O foragido cumpria pena desde 2013. Ele foi condenado a 25 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de homicídio qualificado (por motivo fútil) e ocultação de cadáver.