MPES e Receita Estadual alinham ações de combate às fraudes fiscais
21/02/2024O Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (GAESF) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) reuniu-se com a Secretaria da Fazenda do Espírito Santo (SEFAZ) para a capacitação de Auditores Fiscais lotados na Gerência de Inteligência Fiscal (GEINF). A palestra, realizada na segunda-feira (19/02), foi ministrada pelo Coordenador do GAESF, Promotor de Justiça Luis Felipe Simão, e visou o alinhamento de ações conjuntas entre as instituições no combate a fraudes fiscais.
O Coordenador do GAESF, Luis Felipe Simão, salientou que a atuação integrada do Ministério Público e da Receita Estadual é fundamental para a prevenção, identificação e repressão das chamadas “fraudes fiscais estruturadas”, perpetradas por grupos especialmente organizados para essa finalidade, mediante artifícios como dissimulação de operações, utilização de interpostas pessoas e ocultação patrimonial.
A reunião contou com as presenças do Secretário de Estado da Fazenda, Benicio Costa, e da Gerente de Inteligência Fiscal, Sarah Zouain. O encontro tratou da importância da troca de informações e expertise entre as entidades, enfatizando a necessidade de aprimorar os mecanismos de prevenção, detecção e punição das fraudes fiscais.