Colégio de Procuradores de Justiça reelege Corregedor-Geral e Ouvidor do MPES

Em sessão realizada na segunda-feira (26/02), o Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) reelegeu por aclamação, para os cargos de Corregedor-Geral e Ouvidor da instituição, respectivamente, os Procuradores de Justiça Gustavo Modenesi Martins da Cunha e Humberto Alexandre Campos Ramos, para atuação no biênio 2024/2026. Ambos foram candidatos únicos.

As posses serão no dia 1º de abril de 2024, em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça.

O Corregedor-Geral do MPES é formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ingressou no Ministério Público estadual em 1992, tendo atuado como Promotor de Justiça Substituto e Promotor de Justiça Titular em diversas comarcas do interior e da Grande Vitória, como a Promotoria de Justiça Cível da Serra e Cível e Criminal de Vila Velha. Em 2016 tomou posse como Procurador de Justiça Criminal.

Também foi dirigente dos Centros de Apoio da Infância e da Juventude (CAIJ) e Criminal (CACR), trabalhou na Assessoria Jurídica do Procurador-Geral de Justiça, na Assessoria da Corregedoria-Geral, foi Subprocurador-Geral de Justiça Institucional e Subcorregedor-Geral de Justiça.

O Procurador de Justiça Humberto Alexandre Campos Ramos passou por diversas comarcas do interior e da Grande Vitória como Promotor de Justiça e já foi ex-presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP). Atuou também como Assessor de Procurador-Geral de Justiça.

O Ouvidor do MPES é especialista e mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Lisboa. Atualmente atua como 3º Procurador de Justiça da Procuradoria de Justiça Recursal e é Vice-Presidente eleito do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União (CNOMP) para o anuênio 2024/2025.