Fórum de Bacias Hidrográficas do MPES é encerrado com defesa de soluções sustentáveis para preservação do meio ambiente

Após quase dois dias de intenso diálogo, palestras e apresentações técnicas, foi encerrado, na tarde desta sexta-feira (23/02), o Fórum da Coordenadoria Regional da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria da Vitória e Jucu – Ministério Público: Recursos Hídricos, Sustentabilidade e Meio Ambiente. O evento, realizado de forma híbrida – presencial, em Santa Teresa, e transmitido pela plataforma Teams, foi voltado à discussão de temas como sustentabilidade, proteção do patrimônio socioambiental, importância dos recursos hídricos e tecnologia, entre outros.

Em discurso na solenidade de encerramento, a Procuradora-Geral de Justiça, Luciana Andrade, ressaltou o êxito do evento, que contou com a presença de representantes de órgãos estaduais ligados ao meio ambiente, do Poder Judiciário e ressaltou, especialmente, a participação da sociedade civil, com o objetivo de se buscar soluções sustentáveis para a preservação do meio ambiente. Destacou ainda a postura dialógica do MPES, no sentido de que a instituição também atua, sempre que possível, para buscar a conciliação entre os diferentes setores para o atendimento das demandas sociais. 

Veja as fotos do 2º dia de evento.

O encontro foi idealizado e organizado pelo coordenador regional da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria da Vitória e Jucu – Regional II, Promotor de Justiça Jefferson Valente Muniz, com apoio da Promotora de Justiça de Santa Teresa Vera Murta Miranda e da administração do MPES. A reunião contou com as presenças de coordenadores das Coordenadorias de Bacias Hidrográficas do MPES, Promotoras e Promotores de Justiça com atribuição na área de meio ambiente, autoridades municipais e estaduais e representantes da sociedade civil organizada. 

Painéis 

Pela manhã, os participantes acompanharam o painel “Apresentação das Ações das Coordenadorias Regionais do Ministério Público para defesa do Meio Ambiente nas Bacias Hidrográficas no Estado do Espírito Santo”, com participação do dirigente do Centro de Apoio Operacional em Defesa do Meio Ambiente (CAOA), Promotor de Justiça Marcelo Lemos Vieira, dos coordenadores de bacias hidrográficas e da equipe técnica do CAOA.

Durante o painel, foram apresentadas práticas exitosas do MPES e dos municípios que contam com as coordenadorias regionais das bacias hidrográficas.

Participação

Durante o evento, vários Promotores de Justiça com atribuição na área de meio ambiente salientaram a importância do evento e dos temas apresentados para a atuação ministerial em seus municípios.  

Confira como foi o primeiro dia do encontro.

Ouça a avaliação de Promotores de Justiça presentes ao Fórum:

Jefferson Valente Muniz:

Vera Murta Miranda:

Marcelo Lemos Vieira:

Bruna Legora de Paula Fernandes:

Gabriel Heringer de Mendonça:

Ronaldo Gonçalves de Assis:

Evaldo Teixeira:

Antonio Carlos Horvath: