Hermes Zaneti Junior e nova diretoria do CDEMP tomam posse em Reunião Nacional realizada em Vitória
01/03/2024O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) sediou, nesta quinta-feira (29/02), a cerimônia de posse da nova diretoria do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP) para o ano de 2024, presidida pelo Dirigente do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPES, Promotor de Justiça Hermes Zaneti Junior. A solenidade ocorreu durante a 1ª Reunião Ordinária do CDEMP deste ano, realizada no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória.
O CDEMP é uma associação civil de âmbito nacional que congrega as Escolas Institucionais, Fundacionais e Associativas do Ministério Público brasileiro, por meio de seus dirigentes em exercício, tendo como um de seus objetivos a integração e defesa das atividades de capacitação, treinamento e formação.
A abertura e condução da reunião ordinária foi realizada pela então presidente do CDEMP, Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Amapá (MPAP) Maria do Socorro Milhomem Monteiro Moro.
Em discurso durante a solenidade, a Procuradora-Geral de Justiça do MPES, Luciana Andrade, destacou o importante trabalho desenvolvido pelo CDEMP e manifestou alegria pelo membro da instituição eleito. “É motivo de orgulho termos em nosso Estado, em nosso Ministério Público, o presidente deste colegiado. A importância deste colegiado está em um dos preceitos constitucionais mais destacados da nossa República, que é a educação. O Ministério Público se preocupa de forma perene e constante em formar habilidades e competências, para que tenhamos melhores atitudes em prol da sociedade, que é a nossa grande líder, o nosso direcionador”, afirmou.
Como novo presidente do Colegiado, o Promotor de Justiça Hermes Zanetti Junior, ressaltou o papel do CDEMP em estabelecer um protocolo e assegurar a aplicação dos conhecimentos aos membros. “Se tiver uma coisa em que nós, das escolas, podemos fazer, concentrando nossos esforços na realidade prática, é ter um pragmatismo de valores, voltar ao básico da nossa atuação funcional para que cada colega se sinta bem equipado para exercer suas funções. O Ministério Público é o transformador de realidades, e as realidades precisam ser transformadas na prática”, destacou.
Diretoria
Além do Promotor de Justiça do MPES, tomaram posse na diretoria a Procuradora de Justiça Maria do Socorro Milhomem Monteiro Moro (Vice-Presidente); o Promotor de Justiça Fábio Ianni Goldfinger (Secretário-Executivo); a Procuradora de Justiça Samia Saad Bonavides (Diretora Financeira); a Promotora de Justiça Karla Adriana Holanda Farias Vieira (Diretora para Assuntos Pedagógicos); e a Procuradora de Justiça Ana Maria Moreira Marchesan (Comissão de Assuntos Legislativos).
Titulares e Suplentes para o Conselho fiscal do CDEMP
Também foram empossados como titulares e suplentes para o Conselho Fiscal do CDEMP os Procuradores de Justiça Sávio Renato Bittencourt Soares Silva e Paulo Antonio Locatelli; a Promotora de Justiça Joana D’arc Dias Martins; e os Promotores de Justiça Márcio Rosa da Silva; Adriano Godoy Firmino e Tiago de Almeida Quadros.
Programação
O encontro do CDEMP teve continuidade na sexta-feira (01/03), com reunião do colegiado pela manhã, para discussão de temas referentes à atuação do colegiado. A programação da tarde conta com o seminário “Ministério Público, Constituição e Democracia”.
Veja as fotos da reunião realizada na manhã de sexta-feira.
Veja o cartaz do seminário.