Seminário sobre a democracia no país encerra a 1ª Reunião Ordinária do CDEMP de 2024

Após dois dias de amplo diálogo e trocas de experiências, a 1ª Reunião Ordinária do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP) de 2024, foi encerrada, na tarde de sexta-feira (01/03), com a realização do seminário “Ministério Público, Constituição e Democracia”. O evento, realizado de forma híbrida, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória, e transmitido pela plataforma Teams, contou com a participação de membras(os), servidoras(es), estagiárias(os) e colaboradoras(es) do MPES.

O seminário teve como objetivo analisar a história da democracia e do estado de direito no Brasil e no Espírito Santo, bem como, apresentar o quadro atual da democracia brasileira como o mais longevo período de estabilidade democrática. Também visou reforçar a importância da manutenção das instituições democráticas e a valorização da Constituição Cidadã de 1988, além do papel do Ministério Público na defesa do regime democrático brasileiro como guardião dos direitos fundamentais e da Constituição.

O Presidente do CDEMP, Promotor de Justiça Hermes Zaneti Junior, iniciou a reunião destacando o papel institucional na defesa da democracia. “É um momento imprescindível para que nós resgatemos e preservemos a democracia inabalada do nosso país. A ideia é que esse evento se repita de maneira itinerante, para que todas as regiões possam contemplar essa missão constitucional do Ministério Público, que é a defesa do regime democrático nas suas mais diversas perspectivas”.

Palestras

Após a solenidade de abertura, foi realizada a palestra do Doutor e Mestre em Direito pela PUC-SP, Advogado e Consultor Jurídico Georges Abboud, que apresentou o tema “Democracia e degeneração”.

Em seguida, o vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES), João Gualberto Moreira Vasconcellos, realizou a palestra com o tema “Os desafios da democracia na história do Espírito”.

Ao final das palestras, foi aberto o momento de debates, com o Coordenador do Núcleo Permanente de Autocomposição de Conflitos, Controvérsias e Problemas (NUPA), Promotor de Justiça do MPES Alexandre de Castro Coura, mediado pelo Promotor de Justiça Hermes Zaneti.

Veja as fotos do evento.

Programação

Pela manhã, CDEMP se reuniu para dialogar a respeito de cursos a serem promovidos pela Escola Nacional do Ministério Público (ENAMP), iniciativas de cursos online, entre outros temas.

Veja as fotos da reunião realizada pela manhã.