Coordenador do GETEP visita Centro de Reintegração Social da APAC de Cachoeiro de Itapemirim

O coordenador do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (GETEP) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Procurador de Justiça Cezar Ramaldes da Cunha Santos, visitou na sexta-feira (01/03) o Centro de Reintegração Social (CRS) da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Cachoeiro de Itapemirim. A visita teve objetivo a apresentação do CRS e do método APAC para o início das discussões com a comunidade de Guarapari para a implantação de uma unidade da APAC no município.

O encontro contou com a presença de representantes dos conselhos de segurança e da comunidade e da pastoral carcerária de Guarapari. Também estiveram presentes a diretoria da APAC de Cachoeiro de Itapemirim e representantes da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) no Espírito Santo, que acolheram os visitantes.

Ao fim da visita, os participantes manifestaram motivação em dar continuidade às discussões para a implantação da APAC em Guarapari. A APAC tem por objetivo promover a humanização do sistema prisional, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena. O propósito é evitar a reincidência no crime e oferecer alternativas ao condenado para sua reintegração social.

O GETEP, em parceria com outras instituições, tem realizado reuniões no Estado visando a implantação da APAC nos municípios capixabas.

Veja as fotos da reunião