MPES participa do Plano de Desenvolvimento ES 500 anos, em Cachoeiro de Itapemirim
06/03/2024O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) participou, na terça-feira (05/03), da construção do Plano de Desenvolvimento ES 500 anos, do Governo do Estado, em parceria com o setor produtivo, por meio do ES em Ação, em Cachoeiro de Itapemirim. O MPES foi representado pela Promotora de Justiça Juliana Ortega.
O projeto vai realizar, nos meses de março e abril, oficinas regionais para a construção do plano de desenvolvimento de longo prazo “ES 500 Anos”. O objetivo é construir, de forma colaborativa com a sociedade civil e demais organizações, uma visão de futuro estratégica, desafiadora, consistente, sustentável e desejável para o Estado com o horizonte em 2035, ano em que serão celebrados os 500 anos da colonização do Solo Espírito-Santense.
Os primeiros encontros regionais aconteceram nas microrregiões Central Sul, no município de Cachoeiro de Itapemirim, Caparaó e Alegre e contaram com a participação de representantes do MPES, Governo do Estado, prefeituras, Assembleia Legislativa, Judiciário e demais poderes constituídos, além de sindicatos, federações e outras instituições do setor produtivo, da academia, do terceiro setor, da sociedade civil organizada e demais organizações representativas.
A Promotora de Justiça do MPES Juliana Ortega, que esteve presente na abertura e nas oficinas realizadas em Cachoeiro, salientou o foco das oficinas agendadas para os próximos meses. “Em 2035, o Espírito Santo completa 500 de sua colonização e nessas oficinas, compostas por diversos setores da sociedade, estão sendo propostos eixos para a construção do plano ‘ES 500 Anos’, sendo principalmente abordado o eixo social, econômico e o ambiental”, destacou.