MPES realiza reunião de escuta com os atingidos pelo desastre do Rio Doce do município de Linhares

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da coordenadora do Grupo de Trabalho de Recuperação do Rio Doce (GTRD), Promotora de Justiça Elaine Costa de Lima, e dos Promotores de Justiça Renata Beatriz Oliveira Ferreira Nemer e Helder Magevski de Amorim, participou de reuniões de escuta com pessoas atingidas pelo desastre causado pelo rompimento da barragem da Samarco, em Mariana (MG), no município de Linhares, nos dias 5 e 6 de março.

‌As reuniões do dia 5 de março foram realizadas pela manhã, na sede do município de Linhares, e à tarde, no distrito de Povoação. No dia 6 de março, a reunião aconteceu no distrito de Regência.

‌Além da coordenadora do GTRD, participaram das reuniões os Defensores Públicos do Espírito Santo e da União, Rafael Mello Portella Campos e Frederico Aluísio de Carvalho Soares, respectivamente; a servidora do Ministério Público Federal (MPF) Daniela Marques; membros da Assessoria Técnica Independente (ADAI); representantes das Comissões de Atingidos; Associações diversas e pessoas atingidas pelo desastre no Rio Doce.

‌Os encontros reuniram aproximadamente 350 pessoas, que apontaram os problemas e dificuldades enfrentados em decorrência do desastre mencionado. As principais demandas apresentadas pelas atingidas e atingidos envolvem a preocupação com a qualidade da água, a saúde humana, a discriminação pela Fundação Renova com as mulheres atingidas, as obras de asfaltamento da rodovia que liga a sede do município de Linhares ao distrito de Regência.

‌Também foram apresentadas questões econômicas, como a retomada da atividade pesqueira, a necessidade de indenizações justas e a continuidade do pagamento do Auxílio Financeiro Emergencial (AFE).

‌O objetivo das reuniões é discutir o momento atual do processo de reparação do Rio Doce com as pessoas atingidas, de modo a informá-las a respeito do estágio da repactuação, e oportunizar a todas e todos a participação e uma escuta ativa, colhendo os anseios e dificuldades enfrentadas pela população nos territórios.

Próximas datas

Outras visitas ao território atingido serão realizadas, com reuniões marcadas nos dias 19 e 20 de março de 2024 para atendimento das comissões de atingidos de São Mateus, Itaúnas e Conceição da Barra.

Veja as fotos das reuniões.