Livro produzido pelo Memorial do MPES é lançado em reunião do Conselho Nacional dos Ouvidores do MP em Manaus

Foi lançado na sexta-feira (08/03) o livro Memórias do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União – CNOMP em cerimônia realizada na sede do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), durante a 69ª Reunião do CNOMP, nos dias 7 e 8 de março de 2024.

Além do ouvidor do MPES, Procurador de Justiça Humberto Alexandre Campos Ramos, e da ouvidora das Mulheres e subouvidora do MPES, Procuradora de Justiça Sidia Nara Ofranti Ronchi, o Procurador de Justiça aposentado Sérgio Dário Machado participou do evento que discutiu temas relevantes e estratégicos para o trabalho de ouvidorias de MPs de todo o Brasil. Sérgio Dário, que integrou a Diretoria do CNOMP quando era ouvidor do MPES, foi convidado a fazer o lançamento do livro por ter sido o organizador da obra.

Também na 69ª Reunião do CNOMP, foi eleita a Diretoria desse Conselho para o ano de 2024. O ouvidor do MPES, que era vice-presidente do Sudeste, foi eleito vice-presidente nacional do Conselho.

Mais informações em: Ouvidor do MPES toma posse como vice-presidente do CNOMP

Sobre o livro

Após cinco anos do lançamento da primeira versão do livro Memórias do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União – CNOMP_,_ o Memorial do MPES foi convidado a fazer a atualização da obra. A ideia surgiu durante a 56ª Reunião Ordinária do CNOMP, realizada na sede do Ministério Público do Estado do Espírito Santo de forma híbrida (presencial e virtual).

Na ocasião, a Procuradora-Geral de Justiça, Luciana Gomes Ferreira de Andrade, enfatizou que o Ministério Público capixaba estaria à disposição para as demandas e necessidades estruturais das ouvidorias e do CNOMP, assim como o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça dos Ministérios Públicos – CNPG.

O Procurador de Justiça aposentado Sérgio Dário Machado se prontificou a ser o interlocutor entre CNOMP e MPES para viabilizar o projeto. Inclusive, providenciou e encaminhou ao Memorial as atas das reuniões do CNOMP.

Escrito pelo Memorial do MPES a partir do material coletado por meio de pesquisas e entrevistas, o livro destaca a importância do CNOMP na relação entre Ministério Público e suas ouvidorias e a sociedade. Segundo Luciana Andrade, no seu prefácio ao livro, trata-se “de obra ‘nascida em solo capixaba’, desde a sua primeira edição, e de suma importância, eis que temos nas páginas que seguem minuciosa descrição de exitosas atuações dos membros do CNOMP, servindo não apenas como fonte de pesquisa e paradigmas, mas também de inspiração por retratar trajetórias de sucesso”.

O livro está disponível para empréstimo na Biblioteca Elias Faissal do MPES. Também há uma versão digital em http://www.mpes.mp.br/memp