Com apoio do MPES, Sejus e Prefeitura inauguram Escritório Social em Piúma

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) participou nesta quinta-feira (14/03) da inauguração do Escritório Social de Piúma, o primeiro do Estado fora da Capital. A iniciativa, um dos eixos do programa Cidadania nos Presídios do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi entregue pela parceria entre a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) e o Poder Executivo do município.

‌Representaram o MPES na solenidade a Procuradora-Geral de Justiça, Luciana Andrade; os Procuradores de Justiça Cézar Ramaldes, coordenador do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (GETEP), e Emmanoel Gagno, coordenador do Grupo de Apoio à Atividade Finalística (GAAF); a Promotora de Justiça e assessora do Gabinete PGJ, Cláudia Garcia; e o Promotor de Justiça de Piúma e integrante do GETEP, Gusthavo Bacellar.

‌Veja as fotos da solenidade.

‌O novo espaço se propõe a centralizar, em um mesmo local, serviços e atendimento para pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares. O objetivo é facilitar o acesso e oferecer uma abordagem especializada em áreas como saúde, psicossocial, qualificação e encaminhamento profissional.

Relevância

Durante a abertura, presidida pelo Secretário Estadual de Justiça, Rafael Pacheco, a PGJ destacou a relevância da iniciativa. “O escritório social é um importante equipamento de segurança pública, sim, porque o município consegue conhecer a sua população, toda ela, inclusive em relação às pessoas que praticaram algum crime. E consegue, a partir daí, estabelecer um planejamento para saber em quais setores atuar com mais segurança.”

‌Em complemento, Bacellar destacou a importância da integração das entidades envolvidas para o êxito do projeto, incluindo o Poder Público e o Poder Judiciário, em diferentes esferas. “É uma alegria estar nesse evento e ver a concretização desse trabalho, que é resultado de muitas mãos. Uma verdadeira rede mesmo, de instituições, de agentes, de pessoas engajadas e comprometidas.”

‌Outras autoridades municipais também compuseram a mesa de honra, como o Prefeito Paulo Celso Cola Pereira, o Vice-Prefeito Ezequias Ferreira do Nascimento, a Procuradora-Geral de Piúma Letícia Martins Gomes Ludgero e o Juiz de Direito Diego Ramirez Grigio Silva.