MPES lança cartilha “Greenwashing” para proteger consumidores
18/03/2024O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor (CADC), lançou a Cartilha “Consumidora (Consumidor), não se engane com o Greenwashing”. O material tem como objetivo introduzir o tema “Greenwashing”, que significa “maquiagem verde” ou “lavagem verde”, apresentando alguns conceitos básicos para que o consumidor moderno e bem informado possa se defender dessa prática abusiva condenada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O “Greenwashing” é uma prática que consiste em criar uma falsa aparência de sustentabilidade, sem necessariamente aplicá-la. Essa conduta tem sido utilizada por empresas por meio de uma comunicação com grande apelo ecológico, especialmente em rótulos, utilizando selos, certificados e símbolos que associem o produto ou serviço como “ecológico” ou “sustentável”.
Além de conceituar e introduzir o tema, o material dá dicas de como se prevenir do “Greenwashing” e o que fazer caso perceba essa prática abusiva, destacando o Ministério Público como agente de defesa do consumidor.