Ministério Público e Conselhos de Medicina e Psicologia buscam melhorias para o sistema de informação sobre vítimas de violência
21/03/2024![](https://mpes.mp.br/wp-content/uploads/2024/03/Ministerio_Publico_e_Conselhos_de_Medicina_e_Psicologia_buscam_melhorias_para_o_sistema_de_informacao_sobre_vitimas_de_violencia_1-1024x724.png)
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NAVV), o Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo e o Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo articulam ações conjuntas para melhorar o sistema de informação e as ações de apoio às vítimas de violência.
O NAVV busca o envolvimento dos conselhos de Medicina e Psicologia e articula outras adesões a esse trabalho, que visa à melhoria do sistema de informação e proteção em relação a vulneráveis vítimas de violência. Entre esses casos, o crescente aumento das chamadas autoagressões.
Em encontro realizado no MPES, na segunda-feira (18/03), a Procuradora de Justiça Márcia Jacobsen, Coordenadora do NAVV, formalizou o pedido de apoio ao Conselho de Medicina.
O presidente do CRM-ES, Dr. Fernando Tonelli, colocou o Conselho à disposição para ampliar, com informações sobre medidas de apoio, o alcance aos médicos que atuam no Estado. “O CRM-ES será sempre sensível a medidas que resguardem a saúde, a segurança e o bem-estar da população e que incentivem o médico a participar ainda de forma mais efetiva de ações que tenham esse fim”, explicou.
Participaram da reunião a equipe do NAVV, com a assessora Simone Cassari e a psicóloga Alice Emília da Silveira MPES, além da conselheira e corregedora do CRM-ES, Karoline Calfa, as representantes do Conselho de Psicologia, Júlia Carvalho, a gerente Técnica Juliana Brunoro e a Coordenadora do Coped e Diretora do Instituto Acalanto, Daniela Reis.