MPES participa da entrega de novos equipamentos à Polícia Penal do ES

A Polícia Penal do Espírito Santo conta com novos armamentos, coletes e viaturas a partir desta quinta-feira (21/03), após a entrega de equipamentos realizada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). A solenidade aconteceu na Academia da Polícia Penal (Acadeppen), no Complexo de Viana, com a participação do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES).

O coordenador do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (GETEP), Procurador de Justiça Cezar Ramaldes, representando a Procuradora-Geral de Justiça, Luciana Andrade, destacou em sua fala a importância do trabalho da Polícia Penal para a segurança pública e para a ressocialização dos internos.

“É na efetividade da Lei de Execução Penal que nós temos a expectativa de uma melhora do quadro social do nosso país. E, para isso, é preciso que todos nós e todas as instituições aqui presentes se unam para dar uma resposta mais efetiva de reinserção social, evitando o aumento da criminalidade e a sensação de insegurança. É preciso trabalhar muito: transformar prédios velhos em prédios novos, viaturas velhas em viaturas novas e equipamentos antigos em equipamentos modernos, para lembrar que a prioridade somos nós, seres humanos, que estamos aqui trabalhando, assim como os que estão em cumprimento de pena, para mudar as perspectivas de cada uma dessas pessoas”, pontuou.

O evento também contou com a presença do Secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco; do Secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia; do Diretor-Geral da Polícia Penal do Espírito Santo, José Franco Morais Júnior; e da Juíza da 2º Vara Criminal de Viana, Cristiania Lavínia Mayer.

Equipamentos

Segundo a Sejus, foram entregues mil pistolas Glock, G22, calibre 40, e 100 carabinas modelo Arad 11.5, calibre 5.56x45mm, além de 250 coletes balísticos, nível de proteção II-A, e 15 viaturas marca Renault Duster que representam, ao todo, um investimento de R$ 7,2 milhões, sendo cerca de R$ 6 milhões provenientes do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen).

Veja as fotos da agenda