MPES reune-se com Ministério da Saúde, SESA e Hospitais Oncológicos para buscar melhorias no tratamento oncológico para a população capixaba

A Dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (CAOPS), Promotora de Justiça Inês Thomé Poldi Taddei, representou o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) na reunião com a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde para tratar a respeito do acesso ao tratamento do câncer através do Sistema Único de Saúde (SUS). A reunião foi realizada na segunda-feira (18/03), na sede do Ministério da Saúde, em Brasília.

O motivo do encontro foi decorrente do caso de uma paciente portadora de melanoma que necessita do medicamento para o tratamento chamado Nivolumabe. Devido ao custo altíssimo do medicamento e o repasse para custeio ser insuficiente foi preciso recorrer ao apoio da gestão federal para a resolução do caso.

Na reunião, a Coordenação-Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer esclareceu que há um trabalho em andamento objetivando reajustar os valores dos repasses financeiros para os hospitais que prestam serviços oncológicos, ressaltando que as compras dos medicamentos continuarão sob a responsabilidade dos hospitais. Foi informado também que há um trabalho em andamento objetivando a centralização da compra de alguns medicamentos oncológicos, mas a efetivação da compra centralizada, em razão de ainda estar em discussão e após deliberação seguir os trâmites do processo licitatório, demandará um tempo maior para sua concretização.

Participaram da reunião, além da Dirigente do CAOPS, o Subsecretário de Estado de Atenção à Saúde (SESA), representante da Gerência de Assistência Farmacêutica (GEAF-SESA), o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo (FEHOFES) e Diretor da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Fabrício Gaeede, e representantes dos Hospitais Evangélico de Vila Velha, São José de Colatina, Rio Doce de Linhares e Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, além da representante da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), técnicas da setor de oncologia da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) do Ministério da Saúde e o Diretor Geral do SAES.