MPES promove fórum para combater violência política de gênero com ministra do TSE
04/04/2024Com o objetivo de discutir ações efetivas para promoção de mais igualdade de gênero, especialmente no ambiente político, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) promoveu nesta quarta-feira (03/04) o fórum de debates “Enfrentamento à violência política de gênero no Espírito Santo”. O evento, realizado de forma virtual, contou com a palestra da Ministra Substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Edilene Lobo.
A agenda faz parte do Protocolo de Intenções para o Enfrentamento à Violência Política de Gênero no Estado do Espírito Santo, assinado entre diversos órgãos e entidades que atuam na temática. Durante a abertura, a Procuradora-Geral de Justiça, Luciana Andrade, destacou a integração entre as instituições e a importância dessa união sobre o tema.
“Temos um propósito de fortalecimento da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) e a igualdade de gênero representa o quinto objetivo dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Para ultrapassarmos essa vontade e alcançarmos, de fato, essa equidade, é preciso esse envolvimento que temos, de todas as instituições de Justiça, e esse apoio do Poder Executivo.”
Com mais de 150 pessoas conectadas, o encontro também contou com a participação da Coordenadora do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (NEVID), Promotora de Justiça Cristiane Esteves; do Dirigente do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Promotor de Justiça Hermes Zaneti Junior; do juiz Renan Sales, do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TER-ES); da Secretária Estadual das Mulheres, Jacqueline Moraes; da presidente da Comissão Espírito-Santense da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ-ES), Maria Teresa Rosindo; e da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), professora Elda Bussinguer.