Promotora de Justiça apresenta o conceito de logística reversa em seminário na FINDES
12/04/2024A Coordenadora do Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos, Promotora de Justiça Isabela de Deus Cordeiro, representou o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) no seminário sobre o Novo Cenário da Logística Reversa no Espírito Santo, promovido pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), por meio do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coemas). O evento foi realizado na quarta-feira (10/04), no auditório da sede da FINDES, em Vitória.
Em discurso na abertura do evento, a Promotora de Justiça falou do conceito de logística reversa ressaltando a economia circular, modelo econômico baseado na manutenção dos produtos e materiais durante o maior período possível, promovendo benefícios de curto prazo e oportunidades estratégicas a longo prazo.
Destacou ainda que o Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos tem atuado mediante articulação interinstitucional, criando pontes entre as instituições e a sociedade civil voltadas à concretização da PNRS. Nesse sentido, contribuindo para isso, o Fórum disponibilizou minuta do decreto de embalagens, através da Comissão de Logística Reversa, que, por fim, foi levada ao debate pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, resultando no decreto estadual.
A Coordenadora pontuou também que a instituição de ações de logística reversa pelo Estado representa um passo importante para o desenvolvimento de uma economia sustentável, garantindo a renovação de resíduos sólidos.
“A economia circular está baseada no modelo focado na manutenção dos produtos e materiais durante o maior período possível do ciclo econômico. Esse modelo é entendido por fornecer benefícios de curto prazo e oportunidades estratégicas de longo prazo, em função de desafios como a volatilidade das matérias-primas e a limitação de fornecimento”, salientou Isabela de Deus Cordeiro.