MPES realiza reuniões para tratar de providências na Saúde e na Educação de Mimoso do Sul, após enchentes
29/04/2024O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (CAOPS), do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (CAOPE) e da Promotoria de Justiça de Mimoso do Sul promoveu reuniões para tratar de matérias relacionadas à Saúde e à Educação no Município de Mimoso do Sul, no dia 25/04. O município foi um dos mais atingidos pelas fortes chuvas no final de março.
A Promotora de Justiça de Mimoso do Sul, Maíra Rangel Brasileiro Pinto, que vem atuando intensamente na adoção de providências no município desde que a região foi atingida por fortes chuvas, participou da condução das duas reuniões envolvendo as áreas de educação e saúde.
A primeira reunião, promovida pelo CAOPS, foi realizada no Auditório do Hospital Apóstolo Pedro, às 13h, e teve como pauta o fluxo regulatório na urgência e emergência e alinhamento de atuação na saúde da região.
Além da Promotora de Justiça Maíra Rangel, o encontro contou com a participação da Dirigente do CAOPS, Promotora de Justiça Inês Thomé Poldi Taddei; de representantes da Subsecretaria de Estado de Regulação do Acesso à Saúde; de representantes da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim; de representantes do SAMU-192; de representantes dos hospitais próprios e contratualizados da Região de Saúde Sul; e de secretários de saúde e representantes dos prontos atendimentos (PAs) dos municípios integrantes da Região de Saúde Sul.
Educação
Às 16h, foi realizada a segunda reunião, promovida pelo Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (CAOPE), na Câmara Municipal de Mimoso do Sul. A pauta do encontro foi o alinhamento de atuação na área da educação do município.
Estiveram presentes neste momento a Dirigente do CAOPE, Procuradora de Justiça Maria Cristina Rocha Pimentel, a Promotora de Justiça Maíra Rangel, acompanhadas da Assessora Técnica (pedagoga) Camila Ferreira Moreira. Na ocasião, foram ouvidas a Secretária Municipal de Educação, Gracielli Pereira Defante Pacheco, e as gestoras das escolas municipais de Mimoso.
Na reunião, tratou-se de temas como o fluxo das atividades acordadas em reuniões anteriores e a possibilidade de retorno presencial às aulas, porque, em razão dos danos causados nas escolas pelas enchentes, foram aplicadas Atividades Pedagógicas Não-Presenciais (APNPs), entre outros assuntos.