Planejamento Estratégico 2024/2032 – MPES mais perto dos interesses da sociedade capixaba
30/04/2024O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) lança o novo Planejamento Estratégico para os anos de 2024 a 2032, reforçando seu objetivo de fortalecer sua atuação na promoção da justiça e defesa dos interesses públicos da sociedade capixaba.
A Procuradora-Geral de Justiça, Luciana Gomes Ferreira de Andrade, destaca a importância da adaptação e evolução constante para garantir o cumprimento eficaz da missão do MPES.
“Nossas metas eram claras: construir um plano estratégico que não apenas preservasse os valores fundamentais da nossa instituição, mas também incorporasse as inovações necessárias para enfrentar os desafios emergentes e atender às expectativas da sociedade”.
O Projeto de Revisão do Planejamento Estratégico MPES 2024-2032 teve início em abril de 2023, gerenciado pelo Secretário-Geral do Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Francisco Martínez Berdeal, com o suporte técnico da Assessoria de Gestão Estratégica (AGE), por meio da Unidade de Planejamento e Projetos.
“Através de um planejamento estratégico robusto e cuidadosamente elaborado, nossa instituição tem sido capaz de estabelecer metas e objetivos, priorizar suas ações e alocar seus recursos com uma eficiência exemplar”.
A iniciativa foi dividida em etapas minuciosas para produzir resultados positivos para a atuação da instituição em prol das cidadãs e dos cidadãos capixabas. Na etapa inicial, Alinhamento, a participação ativa de membras(os) e servidoras(es) em unidades táticas e administrativas foi essencial.
Durante a etapa de Diagnóstico, foi realizada uma pesquisa online que ouviu tanto o público interno quanto a população capixaba. Também foi feita uma análise do estudo elaborado pela consultoria realizada junto à Assessoria de Comunicação do MPES.
Durante a etapa de detalhamento, cada objetivo estratégico do novo mapa foi analisado, e as unidades organizacionais propuseram Diretrizes Estratégicas que serão posteriormente priorizadas para o Plano Geral de Atuação e para os Planos Diretores. Essas diretrizes têm finalidade de orientar as iniciativas ou ações de intervenção que permitirão ao MPES o alcance de seus objetivos.
O resultado do projeto fornece subsídios para a implementação da estratégia em todas as unidades organizacionais, buscando aproximar a instituição das necessidades da sociedade capixaba. Durante a revisão, houve o cuidado de alinhar o plano estratégico com o Plano Plurianual do Estado do Espírito Santo, visando uma gestão mais eficiente e orientada para resultados.
O lançamento do Planejamento Estratégico MPES 2024-2032 marca um passo significativo em direção a um futuro de justiça, igualdade e integridade. O MPES reafirma seu compromisso com a sociedade e convida a todas e a todos a trabalharem juntos para alcançar os objetivos compartilhados.