Francisco Berdeal toma posse como Procurador-Geral de Justiça e destaca diálogo e defesa da sociedade

O Promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal tomou posse no cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), para atuação no biênio 2024/2026. A solenidade de posse foi realizada no Ilha Buffet Alvares Cabral, em Vitória. Em discurso ao assumir o cargo, Francisco Berdeal destacou que sua atuação será pautada no amplo diálogo com todos os segmentos sociais, sejam públicos ou privados, além dos setores da própria instituição ministerial. Salientou também a defesa intransigente dos direitos da sociedade entre suas principais diretrizes à frente do Ministério Público Estadual.

Veja as fotos da solenidade.

Assista o vídeo completo da Solenidade de Posse.

A cerimônia de posse contou com as presenças do Governador do Estado, Renato Casagrande; membras e membros, servidores e colaboradores do MPES, diversas autoridades; Procuradores-Gerais de Justiça de outros Estados; Conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); lideranças comunitárias, sociais, religiosas e do setor empresarial, além de familiares e amigos do novo Procurador-Geral de Justiça do MPES.

O nosso dever é de dialogar com todos, porque autonomia não significa isolamento. Devemos fomentar as soluções consensuais como meios eficientes para resultados ótimos. Queremos que a nossa instituição esteja no centro do relacionamento com a sociedade, atuando como mediador das grandes questões de interesse público”, salientou o Procurador-Geral de Justiça, no discurso de posse.  

Veja o discurso completo do Procurador-Geral de Justiça Francisco Berdeal

Diálogo

O Governador do Estado, Renato Casagrande, fez uma fala de agradecimento à Procuradora-Geral de Justiça, que deixou o cargo e saudou o novo chefe do Ministério Público Estadual. “Para nós, doutor Francisco, sua capacidade de diálogo, a capacidade de conviver com quem pensa diferente, vai ajudar a fortalecer ainda mais o Ministério Público”, discursou.

Já a ex-Procuradora-Geral de Justiça Luciana Andrade, que atuou no cargo de entre 4 de maio de 2020 e 2 de maio de 2024, fez o discurso de saudação do novo Procurador-Geral de Justiça. Emocionada, agradeceu a outros órgãos e instituições publicas e privadas pela parceria com o MPES durante seu mandato como chefe do órgão ministerial, agradecendo também o apoio de todos os setores da instituição.

Saúdo o nosso novo Procurador-Geral de Justiça, em nome de todo o egrégio Colégio de Procuradores de Justiça, e tenho a honra de passar o comando da nossa amada instituição ao nobre e competente amigo Francisco Berdeal, o que o faço com o coração leve e feliz”, afirmou Luciana Andrade, no discurso, ao passar o comando da instituição.

Veja o discurso completo da ex-Procuradora-Geral de Justiça Luciana Andrade

O Presidente da Associação Espírito-santense do Ministério Público (AESMP), Leonardo Augusto Cezar dos Santos, ressaltou em seu discurso que o cargo de Procurador-Geral de Justiça carrega a responsabilidade de não deixar que a essência do Ministério Público, que iluminou tantos Procuradores de Justiça, acabe, e completou dizendo que, com sabedoria, o Procurador-Geral de Justiça empossado, Francisco Berdeal, saberá conduzir os rumos do MP.

Também discursaram o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio do Janeiro (MPRJ), Luciano Oliveira Mattos de Souza; o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), Jarbas Soares Júnior; e a Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Amapá (MPAP) Ivana Lúcia Franco Cei; de forma unânime, elogiaram a atuação da doutora Luciana Andrade como Procuradora-Geral de Justiça nos quatro anos de mandato, e parabenizaram o novo Procurador-Geral de Justiça desejando uma excelente gestão.

Presenças

A Mesa Solene da cerimônia contou as presenças do Governador do Estado, Renato Casagrande; do Vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço; do Presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Deputado Marcelo Santos; do Vice-presidente do egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, desembargador Namir Carlos de Souza Filho, representando o presidente do TJES, Samuel Meira Brasil Júnior; do Presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo, Conselheiro Domingos Taufner; do Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; do Senador Fabiano Contarato; do Secretário Nacional de Políticas Penais, André Albuquerque Garcia, representando o ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski.

Também compuseram a mesa o Deputado Federal Josias da Vitória, coordenador da bancada federal capixaba; o Defensor Público-Geral do Estado do Espírito Santo, Vinícius Chaves de Araújo; a Conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Procuradora de Justiça do MPAP Ivana Lúcia Franco Cei; o Procurador-Geral de Justiça do MPRJ, vice-presidente para Região Sudeste do Conselho Nacional de Procuradores-gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Luciano Oliveira Mattos de Souza, representando o presidente do CNPG, Cesar Bechara; o Procurador-Geral de Justiça do MPMG, Jarbas Soares Júnior, presidente eleito no CNPG; o Presidente da Aesmp, Leonardo Augusto de Andrade Cezar dos Santos, representando o presidente da Associação Nacional dos membros do Ministério Público, Tarcísio José Sousa Bonfim; o Procurador-chefe do Ministério Público Federal no Espírito Santo, Carlos Vinicius Soares Cabeleira; e o Secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Espírito Santo, Alberto Nemer Neto, representando o presidente José Carlos Rizk Filho.

Currículo 

Francisco Martínez Berdeal tem 50 anos. É promotor de Justiça desde 2003. Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e especialista em Direito Processual Civil pela FDV, tem ainda MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV/MMurad.  

Atuou como Secretário-Geral do Gabinete da PGJ na gestão de Luciana Andrade e como o 4º Promotor de Justiça Cível de Vitória. Tem 17 anos de atuação nas Promotorias de 14 municípios do interior e Grande Vitória e 12 anos de experiência na gestão do MPES. Foi ainda coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral/CAEL, do Núcleo de Autocomposição de Conflitos do MPES e do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público.

Também prestigiaram a cerimônia as seguintes autoridades:

Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Ivanildo de Oliveira;

Subprocurador-geral de Justiça institucional do Ministério Público do Estado de Goiás, Marcelo André de Azevedo, representando o Procurador-Geral de Justiça do MPGO, Cyro Terra Peres;

Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), Pedro Maia;

Conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Jaime de Cássio Miranda e Moacyr Rei Filho, respectivamente;

Membro auxiliar do CNMP, José Eduardo Paes;

Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Danilo Lovisaro do Nascimento;

Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fabio de Souza Trajano;

Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDF), Georges Carlos Fredderico Moreira Seigneur;

Chefe de gabinete do Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Maranhão (MPMA), Theresa Maria Muniz;

Procurador de Justiça do MPBA Aquiles de Jesus Siquara Filho;

Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama;

Desembargadora Marise Chamberlain;

Desembargador Federal do Trabalho, Valério Heringer; 

Desembargador Eder Pontes da Silva;

Desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama;

Desembargador Sérgio Ricardo de Souza;

Desembargadora Débora Corrêa da Silva;

CEO da ArcelorMittal, Jorge Oliveira;

Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Trabalho (MPT), Estanislau Tallon Bozi;

Prefeito de Bom Jesus do Norte, Antônio Gualhano Azevedo;

Diretor-presidente da CESAN, Munir Abud;

Deputado Estadual do Rio de Janeiro, Chico Machado;

Deputada Estadual, Janete de Sá;

Deputado Estadual, João Coser;

Deputado Estadual Mazinho dos Anjos;

Deputado Estadual José Esmeraldo de Freitas;

Deputado Estadual, Tyago Hoffmann;

Deputado Estadual, Denninho Silva;

Deputado Estadual, Bispo Alves;

Deputado Estadual, Hudson Leal;

Deputado Estadual, Alcântaro Filho;

Deputada Estadual, Camila Valadão;

Deputado estadual Lucas Scaramussa;

Prefeito de Itapemirim, Antônio Rocha;

Vice-presidente da FINDES, Paulo Baraona;

Ex-governador do Estado, José Inácio Ferreira;

Prefeito de Vila Velha, Arnaldo Borgo Filho;

Presidente da FINDES, Cris Samaroni;

Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do ES, Júlio da Silva Rocha;

Presidente do Espírito Santo em Ação, Nailson Dalla Bernadina;

Presidente da Câmara Municipal de Vitória, Leandro Piquet;

Presidente da Unimed Vitória, Fabiano Pimentel;

Presidente do IBDFAM/ES, Flávia Brandão;

Secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes;

Secretário de Justiça do ES, Rafael Pacheco;

Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Coutinho Ricas;

Procurador-Geral do Estado, Jasson Hibner Amaral;

Capitão de Fragata, Dario Pereira Paes Filho, representando o Capitão dos Portos;

Perito-Geral da Polícia Científica (PC), Carlos Alberto Dal-cin;

Secretário de Estado da Fazenda, Benicio Costa;

Superintendente Estadual de Comunicação, Flávia Mignoni;

Secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata;

Deputada Federal, Jack Rocha;

Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Luciano Vieira;

Conselheiro do TCE-ES Rodrigo Chamoun;

Presidente do IPAJM, José Elias Marçal;

Diretor-Geral do PRODEST, Marcelo Cornélio;

Chefe do Estado-Maior-Geral da Polícia Militar do Espírito Santo, Celso Luiz Ferrari;

Comandante-Geral do Corpo de Bombeiro Militar do Espírito Santo, Coronel Alexandre Cerqueira;

Conselheiros do TCE-ES Donato Volkers, Davi Diniz, Luiz Carlos Siciliotti