Seminário MPES apresenta perspectivas de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) realizou, na sexta-feira (10/05), o seminário “Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes numa perspectiva Intersetorial”. O encontro foi promovido pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAIJ) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).

O evento foi aberto pela dirigente do CAIJ, Promotora de Justiça Valéria Barros Duarte de Morais. Em discurso, ela agradeceu a presença de todos ao evento, especial aos profissionais e afirmou que crianças e adolescentes precisam ser acolhidos pela Rede, e que é preciso que a rede esteja preparada para a escuta especializada.

Também compuseram a mesa de abertura as coordenadoras do Núcleo de Proteção aos Direitos da Juventude (NEJU) e do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa do Direito das Mulheres (NEVID), Promotoras de Justiça Renata Lordello Colnago e Cristiane Esteves Soares, respectivamente, além do Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), João Luiz de Carvalho Botega, palestrante do evento.

Durante o evento, a Procuradora de Justiça Catarina Cecin Gazele, Coordenadora do Núcleo de Proteção aos Direitos Humanos (NPDH) do MPES, também compôs a mesa como uma das debatedoras.

O seminário aconteceu no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória e contou com a participação de membros(as), servidores(as), estagiários(as) e colaboradores(as) do MPES, profissionais da rede de atendimento da criança e do adolescente; Conselheiros Estaduais de Direitos da Criança e do Adolescente; Conselheiros Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente; representantes da Secretaria Estadual de Trabalho; Assistência e Desenvolvimento Social (SETADES); representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social e Conselheiros Tutelares. Após a abertura, o Promotor de Justiça de Domingos Martins Evaldo Teixeira fez uma apresentação musical para receber e saudar os participantes do evento.

O Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), João Luiz de Carvalho Botega, membro auxiliar da Corregedoria Nacional e colaborador da Comissão da Infância, Juventude e Educação (CIJE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), apresentou uma palestra com o tema “O trabalho em rede e a articulação intersetorial como estratégia de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes”.

Durante o seminário, o palestrante destacou que é preciso fortalecer todo o sistema de garantia de direitos e pensar em um sistema amplo que esteja preparado e adaptado para lidar com diferentes tipos de violência.

Confira as fotos do evento.

Confira o vídeo do evento: