Ponto de Inclusão Digital é inaugurado em Divino de São Lourenço com a presença do MPES
14/05/2024O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Promotor de Justiça de Guaçuí, Gino Martins Borges Bastos, esteve presente na inauguração do novo Ponto de Inclusão Digital (PIDs) do Estado no município de Divino de São Lourenço. A Cerimônia de inauguração ocorreu nesta terça-feira (14/05) e contou com a presença de membros do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), Defensoria Pública, poder judiciário, servidores da prefeitura municipal e populares.
O Ponto de Inclusão Digital (PIDs) é uma ação do Acordo de Cooperação Mútua entre o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), o MPES e a Defensoria Pública. A iniciativa tem o objetivo de instalar 18 Postos de Inclusão Digital em municípios onde o Ministério Público não possui comarca que facilitarão a ação judicial no município por meio do Balcão Virtual, permitindo a participação de juízes, advogados e população em audiências telepresenciais, presenciais ou híbridas.
Estiveram presentes na inauguração o juiz auxiliar da presidência do TRE-ES, Daniel Barrioni de Oliveira, representando o presidente do TRE-ES, desembargador Carlos Simões Fonseca; o secretário-geral do TJES, Marcelo Tavares de Albuquerque, representando o presidente do TJES, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior; a juíza diretora do Foro de Guaçuí, Valquíria Tavares Mattos; o representante da Defensoria Pública do Estado e coordenador de Tecnologia da Informação, defensor Vitor Ramalho; o presidente da 6ª subseção da OAB/ES, Luiz Bernard Sardenberg Moulin; o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-ES, Danilo Marchiori; o delegado de Polícia Civil, Levy Santana Carvalho; e o prefeito de Divino de São Lourenço, Eleardo Aparício Costa Brasil; além de políticos, advogados, e servidores municipais.
Locais
Divino de São Lourenço é mais um município capixaba a receber um Ponto de Inclusão Digital. Os municípios onde os PIDs vão funcionar são: Brejetuba, Governador Lindenberg, São Roque do Canaã, Irupi, Sooretama, Vila Pavão, Vila Valério, Apiacá, Jerônimo Monteiro, Marechal Floriano, Mucurici, Muqui, Rio Novo do Sul, Vargem Alta, Fundão, João Neiva, Ponto Belo e Divino de São Lourenço.