MPES realiza 6º Encontro Preparatório para as Eleições Municipais com foco nas Ações Cassatórias
18/06/2024O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e do Centro de Apoio Eleitoral (CAEL), promoveu, na sexta-feira (14/06), o 6º Encontro Preparatório para as Eleições Municipais de 2024. O encontro teve como tema “Ações Cassatórias”.
O evento, que aconteceu de forma híbrida, foi realizado no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória, e transmitido online pela plataforma Teams.
Compuseram a mesa de honra da abertura o Procurador-Geral de Justiça do MPES, Francisco Martínez Berdeal; o dirigente do CAEL; promotor de Justiça Cláudio José Ribeiro Lemos, o Dirigente do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Promotor de Justiça Hermes Zaneti Junior; e o Promotor de Justiça aposentado do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e advogado eleitoralista Edson de Resende Castro, palestrante do evento.
O também palestrante Rodrigo López Zílio, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS), participou de forma online.
O encontro contou com a presença do Procurador Regional Eleitoral Substituto do Ministério Público Eleitoral no Espírito Santo, Paulo Augusto Guaresqui, promotores eleitorais, servidores e colaboradores do MPES
Conhecimento
O Procurador-Geral de Justiça abriu o evento enfatizando a capacidade técnica dos palestrantes: “Nós viemos aqui para ouvir os dois dos maiores eleitoralistas do Brasil. O momento é de aprender, ouvir e trocar ideias É um momento de aprendizado, de extrair deles o melhor que eles têm”, salientou Francisco Berdeal, que também é presidente do Grupo Nacional de Coordenadores Eleitorais (GNACE) do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). O Dirigente do CAEL, Claudio Lemos, por sua vez, é o coordenador desse grupo.
O encontro teve como objetivo promover o alinhamento institucional e a capacitação técnica dos Promotores Eleitorais e da sua equipe de apoio, além de fomentar e organizar iniciativas institucionais com o maior grau de homogeneidade possível.