Palestra trata de avanços e desafios dos movimentos de mulheres com foco no enfrentamento às violências

Com o objetivo de dialogar sobre os desafios enfrentados para a proteção integral das mulheres, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo de Enfrentamento às Violência de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (NEVID), em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), realizou nesta quinta-feira (20/06) a palestra “Perspectivas contemporâneas da atuação dos movimentos de mulheres: avanços e desafios”. O evento foi realizado no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória, e transmitido ao vivo pela plataforma Teams.

Compuseram a mesa de honra a Coordenadora do NEVID, Promotora de Justiça Cristiane Esteves Soares; a Presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Maria Teresa Colli Rosindo; e a Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Espírito Santo, Maria José Marcondes Pimenta. A Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres do Espírito Santo, Jacqueline Moraes da Silva, também participou deste momento, de forma virtual.

Após a abertura, a Promotora de Justiça Cristiane Esteves Soares falou da atuação do Ministério Público na defesa dos direitos das mulheres, destacando o acompanhamento de políticas públicas, o fortalecimento e a qualificação das ações de prevenção, assistência e enfrentamento às violências. “O enfrentamento às violências contra as mulheres é um grande desafio, e o processo criminal não é suficiente. Precisamos trabalhar na raiz do problema para reduzir os índices. E só fazemos isso quando trabalhamos em rede, com política pública”, enfatizou a Coordenadora do NEVID.

Trajetória

Na sequência, a antropóloga e mestre em Ciências Sociais, Analba Brazão Teixeira, apresentou o tema “Movimento Feminista Brasileiro: Trajetória, lutas pelo fim da violência contra as mulheres, Conquistas e Desafios na atual conjuntura”. Ela abordou a trajetória dos movimentos de mulheres no Brasil, sobretudo na luta contra fatores estruturais e em defesa da democracia. Também expôs os tipos de feminismos e de violências cometidas contra as mulheres, destacando questões de interseccionalidades, como a maior vulnerabilidade de mulheres negras.

Para encerrar o evento, a Coordenadora do NEVID conduziu debates sobre o tema, em que várias mulheres expuseram experiências e reflexões, contribuindo com o objetivo do encontro de disseminar conhecimentos e estimular ações e parcerias estratégicas.

Veja as fotos do evento.