“Pedalaço pela paz – Conte até 10” completa 25 anos e reúne mais de 3 mil ciclistas
23/06/2024O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) realizou, neste domingo (23/06), a 25ª edição do “Pedalaço pela paz – Conte até 10”. Mais de três mil ciclistas atravessaram a Terceira Ponte em duas horas de pedalada, com o objetivo de promover a conscientização da cultura pela paz e orientar a direção segura no trânsito.
Os ciclistas saíram da Praça do Papa, em Vitória, atravessaram a Terceira Ponte e seguiram até a Praia da Costa, em Vila Velha, e retornaram para a Praça do Papa, na Capital.
O Procurador-Geral de Justiça do MPES, Francisco Berdeal, participou do evento e destacou a importância dessa aproximação com a sociedade. “O Ministério Público está dentro desta luta pela paz porque ela é fundamental para que a nossa sociedade viva feliz. O Ministério Público tem trabalhado na área da segurança pública, na educação, na saúde, na infância e juventude e no meio ambiente. E nós viemos aqui hoje celebrar a paz com todos”, destacou.
Participaram também do Pedalaço Pela Paz o chefe de gabinete, promotor de Justiça Bruno Guimarães, o dirigente do Centro de Apoio Operacional Criminal (CACR), Promotor de Justiça Ronald Gomes, a dirigente do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAIJ), promotora de Justiça Valéria Barros Duarte de Morais, e a coordenadora do Núcleo de Proteção aos Direitos da Juventude (NEJU), Renata Colnago. Além de membros e servidores do MPES.
O evento é realizado pelo MPES e pelo Detran-ES e produzido pela empresa Alex Produções e Eventos, com a parceria do Governo do Estado e das Prefeituras de Vitória e de Vila Velha.
O Pedalaço faz parte da campanha nacional “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”, que promove ações de conscientização para a redução de crimes praticados por motivos banais e busca incentivar atitudes que ajudem a reverter os altos índices de violência, em especial no Espírito Santo.
No MPES, o evento é coordenado pelo Centro de Apoio Operacional Criminal (CACR), com o apoio do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa do Direito das Mulheres (NEVID), Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência (NAVV), Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAIJ) e Núcleo de Proteção aos Direitos da Juventude (NEJU).