Projeto “Subnúcleos em Ação”, do NEVID, concorre ao 21° Prêmio Innovare

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (NEVID), foi classificado para a segunda fase do 21º Prêmio Innovare, com o projeto “Subnúcleos em Ação: Redes Municipais de Enfrentamento à violência contra as mulheres”.

O trabalho que concorre à premiação é liderado pela Coordenadora do NEVID, Promotora de Justiça Cristiane Esteves Soares, e pelos Coordenadores dos Subnúcleos Regionais. A iniciativa busca integrar e articular os Coordenadores(as) dos Subnúcleos com os Promotores(as) de Justiça que atuam nos municípios das respectivas regiões e com as redes de enfrentamento à violência contra as mulheres e de atendimento às mulheres em situação de violência.

Dessa forma, o projeto pretende monitorar as políticas públicas municipais de enfrentamento às violências contra as mulheres a partir dos encaminhamentos decorrentes de reuniões realizadas nos municípios de cada Subnúcleo.

Prêmio Innovare
O Prêmio Innovare visa reconhecer e disseminar práticas transformadoras desenvolvidas no interior do sistema judiciário brasileiro. A premiação também busca identificar ações concretas que signifiquem mudanças relevantes em antigas e consolidadas rotinas e que possam servir de exemplos a serem implantados em outros locais.

Os projetos inscritos são visitados por consultores especializados e posteriormente julgados por personalidades do mundo jurídico e acadêmico que integram a comissão julgadora.

O projeto “Subnúcleos em Ação: Redes Municipais de Enfrentamento à violência contra as mulheres” foi avaliado a aprovado na primeira fase da premiação. Na quinta-feira (04/06), um consultor do prêmio fará uma visita ao NEVID para conhecer de perto a iniciativa e, posteriormente, emitir o parecer para a possível aprovação do projeto para a próxima etapa.