Com participação do MPES, Congresso do IBDFAM discute mediação de conflitos no âmbito familiar

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) esteve presente no I Congresso de Mediação de Conflitos do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM/ES), na sexta-feira (05/07). O encontro foi realizado no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, e contou com a participação de membros do MPES e demais profissionais e especialistas que atuam na área de mediação de conflitos na esfera familiar.

‌Estiveram presentes no evento o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Berdeal, a Procuradora de Justiça Fabiana Fontanella e o Coordenador do Núcleo Permanente de Autocomposição de Conflitos (NUPA), Promotor de Justiça Alexandre de Castro Coura, que participou da abertura do evento, pela manhã, representando o MPES.

À tarde, o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Berdeal, foi debatedor do painel “A Mediação Familiar na Perspectiva da Gestão Adequada de Conflitos”. O painel foi apresentado pelos palestrantes Ricardo Goretti, doutor em Direito e professor da Faculdade de Direito de Vitória (FDV); e Juliana Loss, doutora em Direito e Diretora Executiva da Câmara de Mediação e Arbitragem da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

‌Em sua fala no painel, Berdeal destacou a importância de capacitar os Promotores de Justiça e servidores que atuam na área de mediação e pontuou a atuação do Estado na temática. “A intervenção do Estado tem que ser muito cuidadosa, e tem que ser uma atuação que, de fato, permita que aquelas pessoas superem suas situações diretamente, ou seja, que eu não diga para elas o que é melhor, e na prática isso é muito difícil”, enfatizou.

‌O Congresso reuniu especialistas, profissionais e autoridades que discutiram e compartilharam experiências sobre mediação pública e privada no âmbito dos conflitos familiares.

Veja as fotos do evento.