MPES denuncia duas pessoas por roubo, tortura e tentativa de homicídio de idoso em Rio Novo do Sul
11/07/2024O Ministério Público do Estado Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Rio Novo do Sul, ofereceu denúncia em face de um homem de 23 anos e de uma mulher de 20 anos pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado (por motivo torpe, com uso de meio cruel, que dificultou a defesa da vítima e para assegurar a execução e vantagem de outro crime); roubo e tortura contra um idoso de 76 anos; associação criminosa e corrupção de menores, visto o envolvimento de duas adolescentes.
O MPES também apresentou representação em face das duas adolescentes por ato infracional análogo aos crimes de roubo, tentativa de homicídio qualificado e tortura.
O caso ocorreu na zona rural de Rio Novo do Sul no dia 29 de março de 2024. A mulher e as adolescentes foram contratadas pela vítima para prestarem serviços em sua fazenda. As mulheres passaram a noite no local e no dia seguinte entraram em contato com o homem, que residia em Vila Velha. Com a ajuda delas, ele invadiu a residência do idoso.
Na fazenda, os suspeitos atacaram a vítima com golpes na cabeça, amarraram-na e começaram a esfaqueá-la na barriga, exigindo que fizesse transferências via Pix e procurando por mais dinheiro na residência.
Após torturar a vítima e consumar o crime de roubo, os autores decidiram matar a vítima, que teve o pescoço cortado. Em seguida, trancaram todas as portas e janelas e fugiram com uma quantia de R$ 10 mil, além de levarem o celular e o carro do idoso.
O homicídio não foi consumado porque a vítima, mesmo gravemente ferida, conseguiu pedir ajuda, sendo socorrida por um caseiro que residia próximo à fazenda e encaminhada ao hospital, o que lhe garantiu a sobrevida.
Diante dos fatos, o MPES requer que os denunciados sejam processados e, ao final, pronunciados, para serem julgados e condenados pelo Tribunal Popular do Júri. Requer ainda que sejam obrigados a pagar um valor fixado de 100 salários-mínimos cada, por reparação de danos materiais e morais causados à vítima.