MPES promove encontro com SEJUS para tratar do Sistema de Monitoramento Eletrônico

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (GETEP), em parceria com o Centro de Apoio Operacional Criminal (CACR), promoveu, nesta sexta-feira (12/07), uma reunião para tratar sobre o Sistema de Monitoramento Eletrônico da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS). O encontro teve início às 09h30 e foi realizado de forma híbrida, reunindo os participantes na Procuradoria-Geral de Justiça, em Vitória, e transmitido ao vivo pela plataforma Teams.

A reunião teve como objetivo apresentar o Sistema de Monitoramento Eletrônico da SEJUS, esclarecer dúvidas sobre o seu funcionamento e promover o alinhamento do MPES com a Secretaria sobre o uso do monitoramento e a atenção com os cidadãos monitorados.

Participaram do encontro o Coordenador do GETEP, Procurador de Justiça Cézar Augusto Ramaldes da Cunha Santos; o Dirigente do CACR, Promotor de Justiça Ronald Gomes Lopes; a Promotora de Justiça da Promotoria de Justiça Criminal de Vila Velha, Carla Mendonça de Miranda Barreto; além de outros membros do MPES, de forma virtual.

Também estiveram presentes o Secretário de Estado da Justiça, Rafael Rodrigo Pacheco Salaroli; o Subsecretário de Estado de Ressocialização, Marcelo de Araújo Gouvea; e o Presidente da empresa Synergye, responsável pela tecnologia de monitoração eletrônica prisional utilizada pela SEJUS, Marcelo Almeida.

Após a apresentação do sistema da SEJUS, o Secretário de Estado da Justiça e o Subsecretário de Estado de Ressocialização apresentaram um projeto de assistência social de acompanhamento do monitoramento eletrônico, desenvolvido pela Secretaria.

Na oportunidade, também foi criado um grupo de trabalho a fim de estreitar a comunicação entre o MPES e a empresa Synergye, no que tange às informações do monitoramento.

Veja fotos do encontro