MPES obtém condenação de quatro réus pela morte de Wallace de Jesus Santana, no Morro da Piedade, em 2018
20/07/2024O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) obteve a condenação de quatro réus pelo assassinato de Wallace de Jesus Santana, em 2018, conhecido como o então braço direito do “dono do morro” da Piedade”, em Vitória. Eles cumprirão a pena, inicialmente, em regime fechado e foram condenados pelo crime de homicídio duplamente qualificado (por motivo torpe e com recurso que dificultou a defesa da vítima).
Foram condenados os réus Alan Rosário de Oliveira, a 26 anos de prisão; Rafael Batista Lemos, a 27 anos; e Flávio Sampaio e Gean Gaia de Oliveira, a 24 anos de prisão cada. Célia Nilza Wanzeler de Souza, Bruna Lemos de Souza e Gustavo Batista Lemos foram absolvidos.
O Tribunal do Júri, que teve início na quinta-feira (18/07), perdurou até a sexta-feira (19/07), no Fórum Criminal de Vitória. O Promotor de Justiça Rodrigo Monteiro da Silva e o Promotor de Justiça Bruno Simões Noya de Oliveira, que atuaram no caso representando o MPES, sustentaram os fatos contidos na denúncia para obter a condenação dos réus.
Entenda o caso
O crime aconteceu no dia 10 de junho de 2018, no Morro da Piedade, em Vitória, onde Wallace de Jesus Santana, de 26 anos, residia com sua família. Na ocasião, os criminosos invadiram a casa onde a vítima estava, que tentou fugir, mas acabou sendo baleado e morto. Na sequência, a casa da família de Wallace foi incendiada.
O caso faz parte de uma série de crimes cometidos a partir do homicídio dos irmãos Ruan Reis, de 19 anos, e Damião Marcos Reis, de 22 anos, no dia 25 de março de 2018, também no Morro da Piedade.
Desde então, diversos outros crimes foram cometidos na região decorrentes de disputas relacionadas ao tráfico de drogas em bairros de Vitória. Wallace, que estava envolvido nos conflitos, era tido como o braço direito de João Paulo Ferreira Dias, o “dono do morro” da Piedade.