Ministério Público vai contribuir com elaboração de desafios e metas do ES para 2035
23/07/2024Em defesa da democracia e dos interesses da sociedade capixaba, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo vai fazer parte da construção coletiva do Plano de Desenvolvimento ES 500 Anos, projeto que vai nortear o crescimento e a evolução do Estado até 2035.
O convite foi feito nessa segunda-feira (22), quando o Procurador-Geral de Justiça, Francisco Berdeal, recebeu em seu gabinete o Secretário Estadual de Economia e Planejamento (SEP), Álvaro Duboc; a Subsecretária de Planejamento e Projetos, Andressa Pavão; o Diretor-Presidente do ES em Ação, Nailson Dalla Bernadina; a Coordenadora de Projetos da entidade, Débora Macedo; e o Diretor-Presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira.
A agenda faz parte da fase em andamento atualmente dentro da metodologia do plano, que engloba visitas insititucionais com escuta ativa a órgãos representantes do poder público, da sociedade, e do setor produtivo, dentre outros.
Para Duboc, os grandes desafios se resumem em “ter uma visão de futuro em longo prazo; engajar a sociedade, pra que haja senso de pertencimento; e um modelo de governança que permita o acompanhamento constante da evolução”.
Ao pontuar alguns dos avanços que o ES teve nos últimos anos, como nas áreas de gestão, saúde e educação, Nailson destacou o MPES como “uma instituição muito importante para o ambiente estadual como temos hoje”, com forte articulação entre as organizações.
Berdeal, por sua vez, afirmou que é uma honra para o MPES poder participar da iniciativa e que podem contar com todos os 261 membros, espalhados pelo Espírito Santo, e que com certeza tem muito a contribuir com seus conhecimentos sobre as necessidades dos capixabas.
Participaram também da reunião a Subprocuradora-geral de Justiça Institucional, Luciana Andrade, e o Diretor-geral do MPES, Promotor de Justiça Lidson Fausto, e a Secretária-geral, Promotora de Justiça Inês Thomé Polddi.
Sobre o ES 500 Anos
O movimento é um desenrolar do Plano de Desenvolvimento ES 2030, feito em 2013, trazendo um novo diagnóstico situacional e prospectivo que revisita os desafios, metas e indicadores estipulados na ocasião. Segundo o cronograma, a entrega do Plano de Desenvolvimento ES 500 Anos será em maio de 2025.
A coordenação geral é do Governo do Estado, através da SEP e do IJSN, e do ES em Ação, mas a metodologia contempla a participação de representantes dos mais diversos segmentos, por meio de conselhos regionais, câmaras temáticas e fóruns de discussão.