MPES e órgãos ambientais se reúnem para alinhar ações da Operação Mata Atlântica em Pé

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOA), realizou, nesta terça-feira (23/07), uma reunião para tratar da 7ª Operação Mata Atlântica em Pé. O encontro aconteceu no Observatório Ambiental do MPES, em Vitória, com início às 10h.

A Operação é voltada ao combate do desmatamento e à recuperação de áreas degradadas do bioma Mata Atlântica. A reunião desta terça-feira foi coordenada pela Dirigente do CAOA, Promotora de Justiça Bruna Legora de Paula Fernandes.

Também estiveram presentes representantes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA).

Em sua fala na reunião, a Promotora de Justiça Bruna Legora destacou o contínuo avanço do desmatamento nas áreas rurais e a importância da Operação. “Com a Operação Mata Atlântica em Pé, os Ministérios Públicos de vários estados se unem aos órgãos ambientais para coibir essa prática criminosa e conscientizar os agricultores que para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, ao invés de devastar novas áreas, é preciso investir em mais produtividade agrícola, restauração de áreas degradadas e manejo adequado do solo para captação de carbono”, pontuou.

A Dirigente do CAOA também ressaltou que, para o cumprimento da Operação neste ano, será preciso adotar medidas mais severas, como a prisão em flagrante, para intimidar as condutas ilícitas.